O comércio eletrônico na América Latina demonstra um crescimento acelerado. Estima-se que, em 2018, sejam superados US$ 100 bilhões, o que representará um aumento de 177% com relação a 2014. É o que ressalta novo estudo do IDC, patrocinado pelo Paypal, sobre e-commerce na América Latina. A pesquisa aponta as tendências dos consumidores digitais em seis países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. “A América Latina se torna um mercado cada vez mais importante com relação ao comércio eletrônico, devido aos benefícios obtidos pelos consumidores com as compras online, a uma maior conectividade e a um aumento na confiança sobre os métodos de pagamento”, comenta Mario Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina.
Em alguns anos, os atuais consumidores serão compradores online maduros, o que contribuirá com o crescimento do mercado. Dentre os internautas latino-americanos que responderam à pesquisa, um terço deles havia comprado na internet em 2012; em 2018, esta proporção deverá crescer para a metade. Daqui três anos, também, as projeções apontam que os países que mais gastarão online serão: Brasil, México e Chile. O consumo online médio nos três países, atualmente, foi de US$ 413, ante os US$ 1.500 dos consumidores com maior poder aquisitivo. Deste último grupo (classes A e B), espera-se que as compras excedam US$ 2.300, um valor que supera a média de gastos online dos norte-americanos em 2014 (US$ 1.980).
Atualmente, o Brasil concentra metade do mercado de comércio eletrônico. Para 2015, os consumidores típicos dos Estados Unidos têm projetado aumentar o valor de suas compras em somente 3%. Enquanto a Colômbia apresenta a maior taxa de crescimento (83%), seguida por México e Brasil com aproximadamente 30%, Peru (25%), Chile (22%) e Argentina (19%).
O QUE COMPRAM?
Os latino-americanos preferem comprar online, porque representa uma boa alternativa para aquisições pessoais. Além de obter acesso a uma maior oferta de produtos e formas de pagamento. Os entrevistados também falaram sobre suas preferências ao fazer compras por e-commerce. A maioria o faz a partir de um laptop. No entanto, os mexicanos (quase um terço deles) são líderes em compras a partir de smartphones e os colombianos (quatro em cada dez) preferem os tablets.
Vestuário, utensílios domésticos e equipamentos eletrônicos são os produtos com maior demanda. Colombianos são os mais apaixonados por vestuário (69%). Brasileiros preferem utensílios domésticos (68%), equipamentos eletrônicos (67%) e cosméticos (54%). Enquanto mexicanos compram mais CDs e DVDs de música (41%).
Ao adquirir serviços online, as reservas relacionadas ao turismo (passagens de avião, ônibus, hotéis, tours e aluguel de carros, entre outros) são as mais solicitadas, especialmente pelos colombianos. Os brasileiros, por sua vez, optam por ingressos para entretenimento. E os mexicanos são os principais consumidores de conteúdo online da região, além de liderarem as compras de aplicativos, software, jogos online e downloads de vídeos e música.
Quanto às faixas etárias, tanto a Geração Z (18 a 24 anos), a Geração dos Millennials e a Geração X compartilham do gosto pela aquisição de vestuário. A segunda preferência para a Geração Z e a Geração dos Millennials são os equipamentos eletrônicos. Já para a Geração X e maiores de 45 anos os utensílios domésticos são os mais apreciados. Reservas de viagem somente ocupam o primeiro lugar para maiores de 45 anos, enquanto representam a terceira opção para as Gerações Z e X.
BARREIRAS
Alguns elementos ainda representam impedimento para uma maior aceleração. Segurança e privacidade (37%) aparecem como os primeiros da lista de barreiras. Seguidos pela limitação no uso de formas de pagamento (16%). No que se refere à fraude, a Colômbia parece ser o país mais preocupado (59%), seguida pelo Peru (42%) e México (37%). Além disso, o estudo também demonstrou que outros 30% de mexicanos e brasileiros não dão importância ao tema.
MOBILE GANHANDO TERRENO
Considerando-se como equipamento fixo um PC, laptop, console de videogame e SmartTV, estes ainda possuem uma leve supremacia sobre os móveis, como ocorre na Argentina (53%), Brasil (63%), México (56%) e Peru (57%). São exceções o Chile (55%) e a Colômbia (52%), com predisposição à mobilidade. Mas, sete em cada dez usuários preferem acessar o Facebook a partir de seu smartphone. Oito o utilizam para a comunicação via Skype, Whatsapp ou Viber. Já sete optam por seu laptop para ver conteúdo multimídia, em sites como o YouTube. No que se refere ao comércio eletrônico, os laptops (69%) continuam sendo o meio preferido para se fazer compras online. Seguidos pelos tablets (29%), smartphones (24%) e Smart TV (6%). O lar (84%) continua sendo o ponto predominante para conectar-se, seguido pelo local de trabalho (61%) e espaços públicos (20%).