A cada dez transações efetuadas via internet, sete são concluídas por meio de um cartão de crédito, duas por boleto bancário e uma por alguma forma de pagamento complementar, segundo dados são do Moip, em parceria com a Keyscores. O estudo traz a comparação dos meios mais comuns na Internet brasileira entre 2013 e 2014. Responsável por 73,44% de todas as compras feitas, o cartão de crédito manteve a predileção isolada do usuário, com crescimento de 3% ante o ano anterior.
Segunda maneira mais usada para compras na Internet, o boleto bancário apresentou decréscimo durante o mesmo período, de 23,25% para 20,21%. Apontada como uma das tendências em 2013, as wallets também tiveram baixa em 2014: de 1,16% no share, a carteira virtual baixou para 0,72%. Em contrapartida, tanto o cartão de débito quanto a transferência online conseguiram aumentar na preferência dos consumidores: de 0,05% para 0,1%; e de 4,93% para 5,53%, respectivamente.
De acordo com Igor Senra, CEO do Moip, a dominação do cartão de crédito pelo consumidor brasileiro se explica por um comportamento comum no país: a facilidade do parcelamento. “Mesmo antes do recente aumento do crédito, esta forma de pagamento sempre foi a preferida do consumidor, exatamente pela possibilidade não precisar realizar o pagamento à vista. E da Internet se tratar, em grande parte, de compras por impulso, o fato de não precisar arcar com os custos totais no momento torna a experiência mais real”, acredita.