E-mail marketing ainda é uma opção

Podem surgir novas tecnologias ou inovações, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta importante para as empresas. Aliás, para Marcos Alex Rodrigues, diretor da CML (Central Mailing List), ele é uma das principais ferramentas de comunicação da atualidade, tanto pelo baixo custo, quanto pelo nível de conversão (quando bem trabalhado). O executivo defende a tese de que todas as empresas precisam ter uma base de dados própria para ser trabalhada em todas as fases da empresa. “Muitos empresários alegam que o e-mail marketing não seja uma ferramenta 100% eficiente, mas essa reclamação é proporcional ao mau uso da base de dados”, pontua. 
Um banco de dados eficaz precisa ir além das informações básicas de contato (nome, telefone e e-mail), já que com dados minuciosos sobre cada cliente, é possível segmentar o envio de uma comunicação por região, preferências, gostos e perfis. “De nada adianta enviar um informativo do lançamento de uma coleção feminina para um mailing repleto de homens, isso só fará com que seu e-mail seja ignorado, assim como os próximos da sua empresa. Ou seja, você queimou o seu mailing”. 
Assim, quanto mais informações essa base de dados tiver, mais fácil será converter uma venda, já que a segmentação para o envio de qualquer comunicado será feita de acordo com o perfil do cliente. Diversas categorias podem ser selecionadas trazendo ao trabalho maior assertividade e taxa de conversão. 
A MD Marketing Digital sabe muito bem disso e vem atuando em parceria com a Central Mailing List. “Criamos a campanha de trabalho, mas era preciso uma base completa e atualizada para fazer o envio. Através desta parceria conquistamos uma base de dados devidamente segmentada, onde podemos filtrar o público alvo por classe social, pessoa física ou jurídica, tempo de negócio, área geográfica, entre outros. O que gera um grande grau de assertividade no envio. O índice de atualização da nossa base de dados é mais de 90%, ou seja, não tem como não dar certo”, conta Assis Vieira Neto, diretor da empresa. 
Além disso, os dados também precisam ser higienizados e atualizados com frequência, por meio de validação de nomes, eliminação de caracteres inválidos, conversão de caixa alta e baixa, além de cruzamento de domínios válidos. “Empresas podem mudar de localização, telefone. Além da rotatividade de funcionários que também se deve levar em consideração podendo tornar o mailing totalmente ineficiente caso não haja uma manutenção dessas informações”, sinaliza Rodrigues.
Mas, como fazer quando a empresa é nova no mercado e ainda não possui a sua base de dados própria? “Adquira um mailing do seu segmento de atuação, faça a triagem dos contatos e comece a criar o seu”, orienta o profissional. Afinal, quem nunca sentiu dificuldades ao divulgar um novo produto/serviço? E em meio a tantas informações, redes sociais e uma enxurrada de novidades, se destacar e ser assertivo é a meta de todo empresário.  

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