O portal Beleza na Web acaba de receber a certificação da Return Path, empresa especializada em soluções de inteligência de e-mails, e, com isso alcançou 95% em seu índice de entregabilidade de emails. Além disso, sua taxa de conversão subiu em 66% e sua receita cresceu 64%. “Atualmente o Brasil ainda tem muito a evoluir para transformar o email numa ferramenta de alto desempenho e que pode trazer grande retorno, além de fortalecer o relacionamento com clientes”, afirma o country manager da Return Path no Brasil, Louis Bucciarelli.
O presidente do site, Alexandre Serodio, afirma que o sucesso da plataforma está aliado as melhorias do canal de comunicação com os clientes, além de outros serviços oferecidos, como as dicas de beleza, “90% de nossa base de clientes é composta por mulheres, e enxergamos no email uma oportunidade de permanecer em contato com essas clientes, oferecendo-lhes não somente produtos para cabelo, perfumes, produtos para as unhas e tratamentos para a pele, mas também sugestões sobre as últimas tendências do mercado da beleza”, diz.
Iniciado em maio, o trabalho de consultoria tinha como maior desafio melhorar a entregabilidade de emails. “Produzimos conteúdo de excelente qualidade, mas devido à baixa entregabilidade, muito desse conteúdo acabava não impactando nossas clientes. Nossa base de email tem uma alta concentração de usuários de Hotmail, o que era uma dificuldade adicional, dadas as elevadas exigências desse ISP”, explica Serodio.
Com uma equipe dedicada a empresa, a Return Path fez o acompanhamento semanal, que incluía reuniões e suporte em tempo real. Já nos primeiros quatro meses, a empresa já sentiu melhora em suas campanhas de email marketing. A taxa de abertura mudou de 4,5% para 10%, somente utilizando a cartilha de boas práticas, sugerida pela consultoria. Com a certificação, esse índice subiu para 13,5%, mesmo aumentando fortemente a frequência de emails.