É preciso melhorar a reputação de IP

Lucio Boracchini 
 
Utilizado por grande parte das empresas no mundo, o e-mail marketing tem melhorado suas funções a cada dia. Em contrapartida, os provedores têm aprimorado seus métodos de filtragem e estão cada vez mais rígidos. Por isso, cuidar da reputação de seu IP é tão importante quanto cuidar da reputação da sua marca e empresa. Características como conteúdo, engajamento e infraestrutura devem ser considerados para que os e-mails enviados não sejam identificados como spam e parem no lixo eletrônico ou sejam, simplesmente, bloqueados.
Conforme pesquisa divulgada pela Return Path, empresa global especializada em monitoramento e reputação de e-mails, em 2012, o Brasil é o mercado com uma das piores reputações no envio de e-mails no mundo, com uma pontuação de remetente de 16. O Canadá teve a maior pontuação, 70, seguido pelos Estados Unidos, com 67.
Para aumentarmos essa reputação, alguns pontos devem ser analisados ao realizar ações de e-mail marketing. O primeiro é trabalhar o conteúdo. Não basta retirar palavras negativas, também é preciso realizar uma construção correta do HTML, usar links com boa reputação e avaliar, inclusive, as páginas de destino.
Além de um conteúdo interessante baseado nas boas práticas do e-mail marketing, é preciso analisar o engajamento, hoje de grande importância perante aos provedores. São verificadas as quantidades dos destinatários que abrem, leem e apagam as mensagens, com o objetivo de medir o nível de engajamento.
Manter a higienização da lista é outro item indispensável. Retire os spam traps, usuários desconhecidos e usuários inativos que não interagem com suas mensagens. Confira os resultados nos relatórios e conheça o perfil das pessoas de sua lista. Os provedores ainda consideram as quantidades de reclamações com o nome de sua empresa, ou seja, o número de destinatários que marcam este e-mail como lixo eletrônico/spam.
Um erro bastante comum entre os usuários de e-mail marketing é trocar de IP com a intenção de melhorar a reputação. Se as práticas continuam as mesmas, os resultados continuarão sendo não positivos. Portanto, o importante é seguir todas as boas práticas de e-mail marketing e saber que a melhora leva um tempo para ser percebida. 
Lucio Boracchini é diretor-geral e sócio da Akna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima