É preciso virar a chave

Para empresas e empresários que ainda enxergam a transformação digital com ressalvas, a pesquisa Business Impact Insights realizada pela CI&T com executivos de grandes empresas apontou que 8 em cada 10 não só reconhecem a relevância desse processo, como o consideram um fator de impacto em seus mercados. “Como especialistas sabemos que estratégias e projetos de transformação digital bem executados estão intimamente ligados com o faturamento e performance das empresas mais competitivas dos principais segmentos produtivos”, confirma Adilson Batista, fundador e diretor de estratégia da Today.
“Não se trata de digitalizar o que existe, mas de pensar o presente e o futuro com uma mentalidade completamente diferente da analógica”, complementa o executivo, adentrando em uma outra área abordada pela pesquisa; a capacidade de criar e implementar soluções digitais em empresas estruturadas em outra realidade. Para 76% dos entrevistados o principal meio de realizar essa transformação é com a mudança de mindset das pessoas, líderes e equipes envolvidas, seguido de 67% que acreditam ser por meio da tecnologia e 38% que apostam nos negócios.
“A maior parte dos executivos já tem consciência da relevância que a transformação digital tem para o seu negócio, porém, isso não significa que suas companhias, como um todo, já estejam preparadas para essa mudança”, afirma o fundador e CEO da CI&T, Cesar Gon. Considerando essa parcela seleta de executivos de grandes empresas, somente 71% afirmaram que a companhia para a qual trabalham está preparada como um todo para a transformação digital. Este índice tende a ser bem menor de acordo com o perfil de entrevistados e empresas. Em relação às tecnologias apontadas como mais promissoras para acelerar processos e alavancar resultados figuram no top 3, Inteligência Artificial (61%), Advanced Analytics/ Big Data (46%) e Internet of Things (42%).
De acordo com a pesquisa, as três principais motivações positivas para uma empresa iniciar um projeto de transformação digital são: melhorar serviços e produtos (24%), permanecer na liderança (23%) e preparação para competir com nativos digitais (16%). Em relação às motivações negativas, os executivos elegeram, perda da competitividade (20%), surgimento de novos entrantes (16%) e destaque da concorrência (15%) como principais fatores. E quais seriam os indicadores que estes executivos e empresas utilizam para medir os impactos de negócio dos projetos de transformação digital? 74% apostam na eficiência operacional; 56% crescimento da receita; 28% time to cash e 28% time to market.

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