Ferramenta da Evolutix adotada pelo centro hospitalar permite monitoramento em tempo real dos pacientes para tomadas de decisões
O Einstein divulgou avanços em sua transformação digital com a adoção da solução ProXper Health, ferramenta desenvolvida pela Evolutix visando permitir às instituições de saúde aprimorar o monitoramento de pacientes e melhorar a eficiência no suporte à tomada de decisão a partir de dados relevantes. “Alinhado às principais tendências mundiais, como ocorre em outros setores, caso da indústria e até da agropecuária, o segmento hospitalar está focado em incrementar a assistência ao paciente a partir do monitoramento de indicadores de gestão, garantindo uma melhor experiência no tempo de internamento”, explicou André Santini, cliente success da Evolutix.
De acordo com o executivo, reunindo tecnologias como big data, analytics, inteligência artificial e internet das coisas (IoT), os leitos inteligentes auxiliam a melhorar a experiência dos pacientes e a gestão estratégica e hospitalar, beneficiando os processos de suporte e administrativos. “Por meio de dados estratégicos, as equipes de atendimento podem agir de forma preventiva, evitando o agravamento de quadros e melhorando a tomada de decisões em prol do bem-estar dos pacientes”.
Segundo ele, “trata-se de uma solução que visa elevar em muito a qualidade da experiência do paciente durante seu período de internação, por meio de uma suíte de serviços que vai desde comodidades como automação dos leitos e serviços de TV e streaming até a possibilidade de realizar pedidos diversos, visualizar seu prontuário, consultar planos e metas de tratamento, visualizar exames, responder pesquisas, e muito mais”.
Mudança de paradigma
Na avaliação de Santini, sob a ótica da equipe assistencial, há uma mudança de paradigma totalmente disruptiva, com a implantação de controle das atividades relacionadas ao leito, gestão de nível de serviços das áreas de apoio e tratamento do nível de satisfação. “Tudo isso contribui fortemente para a melhoria global do desempenho da instituição, o que se traduz em maior giro dos leitos, aumento de controle e de maior sustentabilidade para o setor”.
Trata-se, de acordo com o executivo, de tornar a tecnologia uma aliada do paciente enquanto estiver no leito. “É possível oferecer uma experiência digital superior à de um hotel, integrando diversos dispositivos, permitindo o acompanhamento de streamings favoritos, entre outros pontos. A tecnologia pode ser um grande e decisivo aliado no bem-estar do paciente, na proximidade dos familiares, o que em última análise contribui para a redução da ansiedade e a ampliação da sensação de acolhimento”.
Dados para tomada de decisões
“A solução de leitos 360º é capaz de prover, em tempo real, por tablets e smartphones, dados que capacitam as equipes assistenciais a tomar as melhores decisões no que se trata do cuidado do paciente. Dados como taxa de ocupação, intervalos até a alta e até mesmo pesquisas realizadas com os pacientes estão sempre à mão, permitindo entender e aperfeiçoar continuamente o atendimento”, concluiu Santini.