Endividados, consumidor fica cauteloso



As vendas para o Dia dos Namorados cresceram 5,2% na semana da data (06 a 12 de junho), na comparação com igual período de 2011, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Namorados 2012. No ano passado, o aumento foi de 8,6% na semana. No final de semana que antecedeu o Dia dos Namorados (08 a 10 de junho), por sua vez, as vendas cresceram 4,2%, em relação ao final de semana equivalente do ano anterior (10 a 12 de junho), ante 4,9% no final de semana antecedente à data em 2011, sobre 2010. Portanto, apesar das elevações verificadas em 2012, as vendas para o Dia dos Namorados foram mais expressivas em 2011.

 

Para os economistas da Serasa Experian, o fato do consumidor estar endividado e mais cauteloso em relação a novos parcelamentos foi determinante para o resultado das vendas neste Dia dos Namorados. Cabe notar que mesmo com os atuais estímulos ao consumo, o desempenho das vendas neste Dia dos Namorados foi inferior ao do ano passado, quando havia as medidas macroprudenciais, baseadas nos juros elevados, para controle da inflação, informam os economistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima