As vendas para o Dia dos Namorados cresceram 5,2% na semana da data (06 a 12 de junho), na comparação com igual período de 2011, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Dia dos Namorados 2012. No ano passado, o aumento foi de 8,6% na semana. No final de semana que antecedeu o Dia dos Namorados (08 a 10 de junho), por sua vez, as vendas cresceram 4,2%, em relação ao final de semana equivalente do ano anterior (10 a 12 de junho), ante 4,9% no final de semana antecedente à data em 2011, sobre 2010. Portanto, apesar das elevações verificadas em 2012, as vendas para o Dia dos Namorados foram mais expressivas em 2011.
Para os economistas da Serasa Experian, o fato do consumidor estar endividado e mais cauteloso em relação a novos parcelamentos foi determinante para o resultado das vendas neste Dia dos Namorados. Cabe notar que mesmo com os atuais estímulos ao consumo, o desempenho das vendas neste Dia dos Namorados foi inferior ao do ano passado, quando havia as medidas macroprudenciais, baseadas nos juros elevados, para controle da inflação, informam os economistas.