Notebooks, celulares, smartphones e outros dispositivos comprados para uso pessoal estão sendo utilizados nos locais de trabalho por 92% dos trabalhadores brasileiros que utilizam a tecnologia no dia-a-dia – os chamados iWorkers. Este dado é parte de estudo mundial patrocinado pela Unisys Corporation e conduzido pelo International Data Corporation (IDC). A pesquisa mostra a chamada “consumerização de TI” (equipamentos pessoais e as redes sociais estão ganhando espaço nos escritórios) pode afetar as organizações e os funcionários.
O estudo “Consumerização de TI” foi realizado em duas fases. No Brasil, a primeira etapa contou com entrevistas a 301 trabalhadores, usuários de aparelhos (celulares, smartphones, palms e laptops) e redes sociais. As entrevistas fizeram parte de uma pesquisa global com 2.820 funcionários de dez países. Os iWorkers brasileiros, assim como em outros países, disseram que estão investindo seu próprio dinheiro e tempo em avançados aparelhos de tecnologia e em aplicações web, tecnologia muitas vezes mais poderosas do que as utilizadas pelas organizações onde trabalham.
Na segunda fase da pesquisa foram entrevistados 100 executivos de diversas empresas localizadas no Brasil. Globalmente, o estudo entrevistou 650 líderes na área de TI em 10 países. O estudo revelou que as organizações no Brasil não estão integralmente conscientes a respeito de quais tecnologias seus funcionários estão utilizando durante o expediente de trabalho.