Como aconteceu com o setor financeiro, que aderiu em massa à automação bancária, a ´bola da vez´ é a automação jurídica. Um bom exemplo é o Staben e Associados – escritório de advocacia especializado em contencioso de massa, com experiência nas áreas cível, defesa do consumidor e trabalhista – que se equipou tecnologicamente para garantir crescimento e elevar os níveis de satisfação dos clientes.
O Staben escolheu o Sisjuri, um sistema para gestão de advocacias, da BCS Informática, o que lhe garantiu, em menos de um ano, dobrar o número de casos atendidos, que saltou de 2.500 para 5.000. Hermann Staben, sócio fundador do escritório, explica que a solução gerencia rotinas administrativas e de casos, dentro de um modelo empresarial eficiente e profissionalizado, o que gerou agilidade nos processos internos, identificação e correção de distorções financeiras, além do crescimento.
A solução integra os dados do módulo financeiro e do jurídico, permitindo cruzar informações, monitorar custos e a produtividade dos profissionais. E, como se sabe, no contencioso de massa e defesa do consumidor, áreas fortes do Staben, há uma grande demanda a ser controlada, o que foi conseguido com a integração de informações e a disponibilidade de acesso em todas as áreas do escritório: administrativa, contábil, financeira, de andamento de casos e processo, etc.
As rotinas estruturadas pelo sistema também imprimiram um novo ritmo à banca e os dados registrados passaram a prover informações valiosas para a gestão, inclusive, para avaliar a lucratividade do cliente e a performance dos profissionais. O ERP jurídico da BCS também sofisticou o controle da cobrança e dos reembolsos; permitiu saber os custos individuais por processo; ajudou a controlar despesas reembolsáveis e a controlar o arquivo físico, com a inclusão de um sistema de carga, onde são registradas as retiradas.
O próximo passo é a implantação do GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e do módulo de Gestão de Processos via Web, que também faz parte do projeto e, assim, viabilizar o acesso de seus clientes a informações dos casos, remotamente.