Autora: Olga Andrienko
Como as mídias sociais estão virando uma ferramenta crucial para desenvolvimento e crescimento de vendas, de vez em quando você pode se deparar com uma dúvida: “Como posso saber se a minha estratégia de mídias sociais está dando certo?”. Você não está sozinho, vejo gerentes e profissionais de marketing quebrando cabeça com isso o tempo todo. Afinal, hoje em dia existem tantas plataformas com pontos fortes e fracos, tão diferentes e regras que não são intuitivas.
Para ajudar a esclarecer um pouco esse assunto, preparei um checklist de auditoria para suas mídias sociais. Que vai te ajudar a analisar seus esforços, descobrir os pontos que estão atrapalhando o seu desempenho e resolver esses problemas.
Passo 1: Identifique em quais redes sociais você já tem presença
Um passo fácil para começar sua auditoria – faça uma lista de todas as contas nas mídias sociais que a sua empresa tem. Procure o nome da sua marca no Google. As redes mais populares têm alta autoridade e vão aparecer na primeira página de resultados.
Passo 2: Avalie a utilidade de cada conta
Agora é hora de avaliar se existe alguma razão para manter presença em cada uma dessas redes. Comece perguntando-se por que criou cada uma das contas. Fez isso só para segurar o nome da marca ou para alcançar alguns objetivos? Outro jeito de avaliar a utilidade de rede social é de investigar se o seu público-alvo usa essa rede ou não. Na maioria dos casos, respondendo essas duas perguntas conseguirá facilmente identificar em quais redes se deve investir seu tempo e esforço.
Passo 3: Verifique se os seus perfis nas redes sociais são consistentes.
Seus perfis nas redes sociais devem ser consistentes para representar bem sua marca. Procure usar sempre o mesmo logo, de acordo com o seu brand-book. Utilize uma descrição envolvente e atualizada, que inclua as palavras-chave mais relevantes sobre o que sua empresa faz. Certifique-se que o link para o seu website está correto. Agora, avalie a voz da sua marca, você deve mantê-la consistente em todas as redes. Por fim, não duplique o conteúdo em todos os canais – se você posta o mesmo conteúdo em todos os locais o seu público não vai querer assinar as três contas.
Passo 4: Faça auditoria do público de cada rede social
Existem dois jeitos de avaliar isso o público correto em cada uma das suas redes. Um é via Audience Report de Google Analytics. Filtrando por demografia, gênero, região pode-se verificar se o perfil de público que visita o seu site e gera conversão é o mesmo que você está visando nas redes sociais. O outro meio é o Channels Report de Google Analytics (vá para Acquisitions, clique em “All Traffic” e em seguida em “Channels”) onde você pode escolher “Social” e ver quais canais sociais te trazem mais tráfego.
Passo 5: Analise suas atividades em cada uma das redes sociais
Esse é o passo crucial na sua auditoria de mídias sociais. Você precisa estabelecer se você está postando o conteúdo correto em cada rede social. Particularmente, foque nos seguintes pontos:
– Qual conteúdo você está postando? Para envolver o público das mídias sociais, é preciso manter um balanço saudável entre posts próprios e compartilhados. Da experiência própria posso dizer que a divisão 50/50 entre conteúdo criado e compartilhado é a melhor solução para aumentar engajamento.
– Qual é sua frequência de postagens?
Normalmente, não existe uma frequência ideal de postagens. O que funciona para um público pode não dar certo para o outro. Porém, geralmente, posta-se pelo menos oito a 10 vezes por dia no Twitter, duas a três vezes no Facebook, duas vezes por dia no LinkedIn e uma vez por dia no Instagram.
Passo 6: Analise o engajamento
Isso é muito importante para sua auditoria. Analisando o engajamento você consegue descobrir se os seus esforços estão trazendo frutos esperados.
Passo 7: Faça auditoria da sua competição
Por fim, compare seus esforços com o que os concorrentes estão fazendo. Você deve considerar pontos como: em quais redes sociais eles escolheram marcar presença, como se apresentam, qual público atraem, qual conteúdo postam, quando e com que frequência publicam algo, etc.
Com esse checklist você pode ganhar uma boa perspectiva sobre sua estratégia e os pontos que precisam de melhorias para garantir redes sociais com bom engajamento do seu público-alvo.
Olga Andrienko é head de social media da SEMrush