Estudo da Kantar Worldpanel identifica pela primeira vez de forma independente os shoppers – quem compra um produto, e os consumidores. Um dos destaques identificado pela pesquisa foi que a visita aos pontos de venda ainda é um programa que os consumidores preferem fazer desacompanhados: 64% das visitas são feitas por mulheres sozinhas, e estas são responsáveis por 50% de todo o valor desembolsado, enquanto homens sozinhos são 23% do total de viagens e respondem por 15% dos gastos.
Outro dado relevante é o caso dos adultos acompanhados de crianças. Apesar dessas compras ocorrem apenas duas vezes ao mês, o preço médio pago nos produtos é 8% maior quando comparado a outros perfis. “As indústrias e varejistas precisam ajustar suas estratégias partindo da ótica de quem compra e quem consome os produtos. Em cada momento existe uma necessidade específica a ser suprida. Quem são eles? Onde compram? Para quem compram? Tudo isso interfere diretamente na decisão no momento da compra. É preciso entender o que o consumidor e o shopper estão buscando para estar na hora certa, no lugar certo, com o produto certo e com o preço adequado, saber onde está o seu consumidor final e seus influenciadores”, observa Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel no Brasil.