A Exceda – empresa especializada em serviços e produtos para telecomunicações, Internet e Tecnologia da Informação – anuncia o lançamento da suíte Dynamic Site Solutions, voltada para melhorar a performance de sites de e-commerce varejistas (B2C). O serviço chega aos clientes brasileiros por meio da parceria da Exceda com a Akamai, empresa de distribuição de conteúdo para a Internet.
“A solução abre caminho para a exploração do conteúdo rico da Web 2.0 e tem impacto direto na receita de quem mantém negócios on-line, pois aumenta a performance do portal sem implicar em gastos com hardware”, explica Cláudio Marinho, diretor da Exceda. Nesta oferta, a equipe Exceda é responsável por construir soluções sob medida para as empresas brasileiras interessadas em fazer uso do serviço Dynamic Site Solutions, baseado em tecnologia Akamai.
Por trás dessa oferta está o fato de que o e-commerce se apóia cada vez mais no potencial de conteúdos ricos e aplicações dinâmicas on-line baseadas em tecnologias da Web 2.0 – este é o caso da AJAX (JavaScript Assíncrono e XML), Macromedia Flash e Web Services. “A arquitetura dos sites já não é a mesma. As velhas páginas estáticas ficaram para trás e o que predominam são as aplicações dinâmicas, feitas com AJAX, Flash e Flex. E as tecnologias tradicionais de entrega de conteúdo não são capazes de atender às novas necessidades”, constata Marinho. “Há limites e desafios no uso de conteúdo dinâmico; são itens que precisam ser superados para que se possa garantir um bom desempenho.”