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Wilson Rodrigues, diretor geral da FAC-SP, Roberto Macedo, diretor acadêmico da FAC-SP, e Andrea Matarazzo, novo coordenador da pós-graduação

Faculdade do Comércio da ACSP projeta crescer até 50% no território nacional 

 Para atingir esse resultado, a FAC irá dobrar o número de cursos oferecidos e ampliar de 104 para 130 a quantidade de polos de ensino à distância

Presente hoje em 13 Estados, a Faculdade do Comércio, entidade educacional ligada à ACSP – Associação Comercial de São Paulo, prevê um crescimento de 50% até o final de 2023. Essa visão otimista conta com a capilaridade da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, entidade presente nas 27 unidades da federação. 

Com cursos voltados para a capacitação da mão de obra do varejo e serviços, a FAC-SP está em plena expansão. Atualmente 1.600 alunos ativos em cursos de graduação e pós-graduação, a unidade de ensino projeta encerrar o ano com 2.400 estudantes. E, para atingir esse resultado, a FAC irá dobrar o número de cursos oferecidos e ampliar de 104 para 130 a quantidade de polos de ensino à distância.

“A falta de qualificação pode impactar bilhões de reais no PIB brasileiro até 2030. Pois não há nenhuma dúvida de que a qualificação do varejo gera um incremento direto de receita. Na verdade, o investimento em educação e qualificação no comércio para comerciários, gerentes, supervisores e, também, diretores – impacta diretamente na receita direta das companhias. Há uma revolução no varejo brasileiro e global, em função do comércio eletrônico, que aponta que a qualificação é indispensável para esse momento digital. O varejo no Brasil representa hoje 27% PIB nacional e é o setor que emprega até 70% da mão de obra de serviços, o que inclui o comércio. Se imaginarmos que 70% da mão de obra está nesse setor, sendo um pilar de transformação, as empresas varejistas precisam passar por qualificação”, alertou Wilson Victorio Rodrigues, diretor-geral da FAC-SP. 

Entre as cinco melhores

O diretor assegura que, em apenas dois anos e meio de operação, “a Faculdade do Comércio se tornou referência no ensino voltado a atender as necessidades do varejo, chegando a ser reconhecida entre os principais centros de ensino privado do país. A FAC, hoje consolidada entre as cinco melhores faculdades privadas do Brasil, pelo Guia das Faculdades, continuará crescendo em ritmo acelerado, pois é a faculdade oficial das associações comerciais do Brasil”.

Recentemente, quatro novos cursos foram aprovados pelo MEC: Ciências Contábeis, que inclui não apenas técnicas e ferramentas para análise financeira, mas também o desenvolvimento de habilidades em gerenciamento de risco e tomada de decisão; Gestão Financeira, que prepara os alunos para compreender as dinâmicas do mercado financeiro, desde a gestão de investimentos até a criação de estratégias de negócios; Marketing, incluindo estratégias de marketing digital e análise de dados; e Comércio Exterior, que oferece habilidades em negociação e gerenciamento de risco em transações comerciais internacionais.

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