Orientada pelo compromisso com o cliente na oferta de produtos e serviços de qualidade, a FIC Petróleo, distribuidora de derivados de petróleo, implementa a solução de nota fiscal eletrônica, desenvolvida pela Sonda Procwork, para atender à atual demanda da Receita Federal. Com o objetivo de acelerar a substituição das notas fiscais em papel para o modelo eletrônico, a empresa se candidatou para a segunda fase do projeto piloto e, junto a outros 49 voluntários, se antecipou na adoção do novo formato tributário que será obrigatório no País no próximo ano.
A FIC optou pelo PW. NF-e, sistema multi banco de dados, apoiado no programa Microsoft Visual Studio 2005, que não requer a plataforma NetWeaver, por já conhecer a experiência da consultoria na área fiscal. O projeto, que contemplou os modelos 1 e 1A destinados à circulação de mercadoria, teve duração de cinco meses e iniciou primeiramente para atender o Estado de São Paulo. Atualmente, o sistema está sendo estendido para outras regiões em que a empresa possui bases de distribuição, entre elas Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás.
Com base na expertise em softwares de gestão, a Sonda Procwork proveu a automatização de todo o processo de extração das informações enviadas à Sefaz (Secretaria da Fazenda Estadual), assim como pelo retorno delas, por meio de uma integração do PW.NF-e com o aplicativo de negócios da SAP, proporcionando a total integração do processo fiscal. “Não é suficiente adquirir uma ferramenta que atenda às necessidades da nova exigência tributária. A interface com o sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) também é uma prioridade, pois possibilita pré-validações dos dados antes do envio para a Sefaz, assim como o controle automático das alterações e dos cancelamentos das notas”, explica Carlos Kazuo Tomomitsu, diretor da Sonda Procwork.
Com um volume de emissão que ultrapassa a marca de 3,4 mil notas fiscais, a FIC prevê, após a introdução do novo modelo, a redução de custos de impressão, papel, armazenagem de documentos fiscais, tempo de parada em postos fiscais de fronteira, além da simplificação das obrigações acessórias. “O software fornecido pela Sonda Procwork permite a emissão automática do Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) e o controle total de suas emissões e re-emissões. Outro ganho importante é a sua integração com os demais projetos da Sefaz, como por exemplo o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital)”, ressalta Édio Nogueira, presidente da FIC.
O uso da tecnologia para certificação digital, a prestação de serviços via web e o relacionamento eletrônico com os fornecedores também beneficiarão os contribuintes compradores. “O novo sistema permite que os clientes efetuem um planejamento de logística amparados pelo acesso antecipado das informações referentes às notas e reduzam a ocorrência de erros de escrituração, uma vez que o processo desobriga a digitação da fatura para a recepção das mercadorias”, afirma Carlos Kazuo.