Entre 14 de maio e 12 de junho, as categorias com mais afinidade ao Dia dos Namorados destinaram o equivalente a R$ 172 milhões à compra de espaço publicitário na televisão aberta. Representando 10% a mais do que no mesmo período do ano passado (R$ 155,8 milhões). Segundo dados da Kantar Ibope Media, mais de 55 milhões de pessoas foram impactadas pelos comerciais das categorias pesquisadas e cada indivíduo assistiu, em média, a 75 anúncios relacionados à data. Os dados são do VideoTrack, solução da empresa que permite a análise da eficiência das campanhas em televisão, considerando os resultados de alcance e de frequência.
Na categoria “Colônia e Perfumes, Linha Higiene Pessoal e Beleza”, O Boticário, Natura e Davene foram os anunciantes que mais ocuparam espaço em TV aberta no período. Em “Relógios, Joias e Bijuterias”, os destaques são: Magnum Group e Rommanel. C&A, Lojas Renner e Marisa foram os principais anunciantes em “Lojas de Departamento (Moda)”. Os resultados deste estudo têm como base o volume de espaço ocupado em publicidade pelos anunciantes em TV aberta e a tabela de preços dos veículos, desconsiderando descontos e negociações. Nele foram consideradas algumas categorias com forte apelo com o tema: “Colônia e Perfumes”, “Linha Higiene Pessoal e Beleza”, “Lojas de Departamento (item Moda)” e “Relógios Joias e Bijuterias”.
Investimento em Search
Outra pesquisa da Kantar Ibope Media aponta que, durante os 30 dias que antecederam a celebração, a categoria “Vestuário e Moda” reuniu as marcas C&A, Centauro, NetShoes, Adidas, Nike, Passarela.com, Dafiti, Zatinni, Amaro e Bonprix como os principais anunciantes em links patrocinados do período. As palavras com maior número de impressões foram adidas, nike, vestidos e tênis nike. A palavra adidas liderou o ranking, gerando mais de 232 milhões cliques, seguida por nike (129 milhões).
Na categoria “Beleza e Cosméticos”, os maiores anunciantes em search foram Natura, Avon, O Boticário, L’Oréal Paris, Adoromaquiagem.com.br, Sephora, Belezanaweb.com.br e Netfarma. Dia dos namorados, natura e maquiagem foram as palavras com mais impressões – 179 milhões de cliques foram provocados pela expressão dia dos namorados.
Já “Flores e Presentes”, Giuliana Flores, Elo 7, Isabela Flores, Floricultura RJ, Flex Floricultura e Hotel Urbano foram as empresas que mais investiram. As palavras com mais impressões foram: dia dos namorados, flores, presente dia dos namorados, presente para namorado e canecas personalizadas. Por fim, “Joias”, Buscapé, Pratafina, Walmart, Vivara, Virtual Joais, Dafiti, Joias Gol, Lojas Rubi, Pandora Joias e Allianze se destacaram. Palavras com mais impressões foram: alianças, relógios masculinos, presente dia dos namorados e vivara.