O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Fórum de Varejo apresenta pesquisa de satisfação no setor

A ACI Pesquisa e a Gouvêa de Souza & MD – Marketing e Distribuição apresentarão o resultado de uma pesquisa sobre gestão no varejo durante o 1º Fórum Regional de Varejo da América Latina – Rio de Janeiro, que se realizará no dia 28 de novembro, no Guanabara Palace Hotel. O resultado do estudo desenvolvido pela ACI Pesquisa, com o apoio da Fininvest, será abordado pela consultora Sônia Bittar, sócia-diretora da GS&MD durante o desenvolvimento do painel “Clima Organizacional no Varejo”.

Para a realização da pesquisa “A Realidade na Gestão de Pessoas no Varejo” foram entrevistados 204 dirigentes lojistas e 2.731 funcionários de redes de lojas de departamento, vestuário, cosméticos, calçados, tecidos, eletrodomésticos, cine-foto-som, ótica e supermercados. O objetivo do estudo foi avaliar as percepções de dirigentes e funcionários de empresas varejistas sobre a gestão de Recursos Humanos no setor.

Segundo dados da pesquisa, 49% das empresas abordadas para a realização do trabalho possuem até 100 funcionários, 79% alegam que investem em treinamento e capacitação, porém 56% têm menos de 40 horas de treinamento por ano; 70% desenvolvem programas de motivação e premiação e 97% das empresas consultadas apostam no atendimento como diferencial competitivo.

Dados do estudo revelam que:

– 57% dos entrevistados são mulheres;
– 77% do funcionários que trabalham no varejo estão inseridos na faixa etária entre 19 e 34 anos;
– 76% estão na empresa a menos de 5 anos;
– o grau de satisfação entre funcionários comissionados (43%) é maior do que os que recebem salário fixo (33%);
– os dirigentes ficam mais tempo nas empresas, enquanto a rotatividade é alta entre os funcionários;
– em relação à qualidade no atendimento, a maioria dos funcionários (média de 8,44) acredita que o varejo tem bom atendimento, enquanto que, em relação aos dirigentes, essa porcentagem diminui (média de 5,78).

Os resultados apresentados permitiram concluir que a falta de comunicação entre ambas as partes acaba provocando visões divergentes sobre vários aspectos relativos à gestão de pessoas no setor. Se por um lado os dirigentes afirmam que o atendimento ao cliente não é bom; que o custo de capacitação não é alto e que os funcionários não se orgulham em trabalhar no varejo, por outro lado, a maioria dos funcionários se diz capacitada para realizar suas tarefas, acredita que oferece um bom atendimento ao cliente e está altamente comprometida com a empresa.

“A realização do estudo é importante para a tomada de consciência de que o varejo precisa começar a pensar de maneira diferente para criar um diferencial competitivo e que os funcionários são fundamentais para contribuir nesse processo que envolve, principalmente, a experiência de compra no ponto-de-venda”, explica Marcos Gouvêa de Souza, sócio-diretor da consultoria de varejo Gouvêa de Souza & MD.

Além da apresentação da pesquisa, o 1º Fórum Regional de Varejo da América Latina terá uma série de painéis direcionados para as novas tendências de varejo e perspectivas para o setor. Os temas serão desenvolvidos por consultores da Gouvêa de Souza & MD e da Fininvest e por varejistas do Rio e representantes de entidades do segmento da região Sudeste.

Informações e inscrições: (11) 3016-0582.
Local: Guanabara Palace Hotel. Avenida Presidente Vargas, 392 – Centro
Rio de Janeiro – RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima