A GVT propôs ações na Justiça Federal e na Anatel contra o que considera condutas anticompetitivas do grupo Oi. Em comunicado, a GVT informa que a Oi praticou fraude no processo de portabilidade numérica e fez corte intencional de cabos da GVT, deixando parte de seus clientes sem serviço. “A empresa solicita a suspensão das práticas anticompetitivas, indenizações e punições rigorosas para o grupo Oi de forma a combater os casos de abuso do poder econômico que prejudicam a qualidade e até mesmo a prestação do serviço ao consumidor final”, diz a nota.
No comunicado, a GVT explica que a fraude no processo de portabilidade numérica foi descoberta a partir de ligações telefônicas feitas para o call center, com pedidos de cancelamento de portabilidade numérica, a partir das centrais de atendimento do grupo Oi. “Nestas ligações, os atendentes da Oi simulavam ser os usuários da Oi ou Brasil Telecom solicitando o cancelamento da portabilidade, e por vezes chegaram a ser desmascarados pelos atendentes da GVT antes do fim da ligação”, diz a nota.
“A GVT inverteu a situação”, garante Alain Riviere, diretor de regulamentação da Oi, am matéria da Tele Sintese. Segundo ele, quem criou dificuldades no processo da portabilidade foi a GVT que não aceitava quando o cliente voltava atrás, após a oferta da Oi. “A GVT dizia que tinha que pagar multa de R$ 200 reais, que não existe, alegava que o sistema tinha caído e outras dificuldades”, conta Riviere. Em função dessas dificuldades, explicou, a Oi consultava os clientes e ligava para a GVT com o consentimento dos mesmos. O embate entre as duas operadoras foi tema de uma reunião de mediação na quarta-feira da semana passada na Anatel.