A satisfação dos funcionários é um valor de grande importância para as empresas e os gestores têm se dado conta de que seus colaboradores não são apenas seu público interno, mas também ajudam a formar a imagem que seus clientes e o mercado em geral têm da empresa. Preocupada com a satisfação de seus funcionários, a In House, empresa especializada em serviços de TI e Marketing de Relacionamento, implantou um Programa Motivacional.
“Nossa preocupação constante com o bem-estar e o comprometimento de nossos profissionais, como também com a qualidade de nossos serviços, nos incentivaram a buscar uma forma de comunicação interna mais direta e eficaz, daí a idéia de implantar o Programa Motivacional”, explica Silvia Marinho, diretora do Departamento de Gestão de Pessoal e uma das integrantes do grupo de trabalho. “Acreditamos que só teremos funcionários realmente comprometidos com os nossos objetivos de negócios, se eles perceberem que a empresa os valoriza integralmente”.
Para colocar o programa em prática, a In House formou um grupo com representantes de cada área, que se reúne quinzenalmente para discutir idéias, com o objetivo de deixar seus colaboradores mais motivados a cada dia e assim criar um ambiente saudável e prazeroso.
Um dos frutos deste grupo foi a idéia de realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional, em dezembro de 2004. Com ela, a In House procurou saber como os colaboradores vêem a empresa, se eles conhecem os serviços por ela oferecidos ao mercado, além de verificar o nível de satisfação e integração de cada colaborador com a equipe, coordenação e diretoria. Entre as ações já implantadas para motivar os colaboradores destacam-se a criação de um coral e de um programa de ginástica laboral, que tem trazido bons resultados a todos os participantes. Há ainda eventos para confraternização, como comemoração de aniversários e oficinas temáticas (Primavera, Natal, Dia do Amor), nas quais cada colaborador faz trabalhos manuais que são incorporados à decoração do ambiente.