Com o objetivo de controlar por meio de um único sistema as áreas de suporte, que inclui help desk e atendimento corretivo para o uso das tecnologias implantadas na organização, e de desenvolvimento, que contempla em média 50 projetos simultaneamente com níveis de complexidade diferentes, a Rexam Beverage Can South America implantou a solução PW.Manager da Procwork, ferramenta web voltada para a gestão integrada de TI (Tecnologia da Informação).
Após a compra da Latasa, empresa de capital nacional, a multinacional inglesa decidiu investir na implementação de uma solução que transformasse os controles informais da antiga organização num processo mais seguro. Num primeiro momento, o PW.Manager foi utilizado para registrar todas as informações da Rexam em relação ao nível operacional da companhia, ou seja, os chamados, estimados em cerca de três mil por mês, e as etapas de desenvolvimento dos projetos. O objetivo nesta fase era documentar.
Na segunda etapa, quando a empresa entrou no nível mais tático do uso da ferramenta, o objetivo era melhorar a análise dos chamados e passar a usar a solução como um sistema de gestão, o que envolvia acompanhar o desenvolvimento de projetos de cada área. “Neste momento, o PW.Manager nos forneceu uma visão mais segura e objetiva sobre o andamento de cada projeto”, comenta Marcelo Ramires, gerente de TI da Rexam.
Agora a indústria passou a utilizar a solução para controlar as horas e os recursos dos projetos terceirizados que ocorrem simultaneamente. Na prática, a estrutura interna de recursos composta por analistas de negócios identifica os problemas existentes na empresa e buscam solucionar cada necessidade através das equipes terceirizadas especializadas.
Além do ganho de flexibilidade que a estrutura de outsourcing provê, a Rexam com esse modelo de gestão consegue obter uma melhor performance de produtividade. Isso porque a empresa não precisa manter uma estrutura engessada de recursos e, à medida que as demandam surgem, é possível realizar projetos com mais rapidez, já que são contratados especialistas para cada solicitação.
O próximo passo da companhia é implantar o EPO (Enterprise Process Office), solução que permite utilizar as informações operacionais do PW.Manager para uma gestão estratégica e tática. “A integração desses dois sistemas fornecerá à Rexam informações integradas de TI e negócios, ou seja, a empresa terá acesso a dados voltados para o acompanhamento e a tomada de decisão que envolve cada projeto, além de receber alertas e avisos (via Web, SMS ou e-mail) quando houver situações críticas que necessitam de uma intervenção”, conclui Marcelo Ferri Machado, diretor de Outsourcing de TI do Grupo Procwork.