A confiança na entrega é um dos itens que o consumidor mais valoriza em uma compra pela internet, segundo a pesquisa realizada com mais de três mil pessoas pelo Zoom, site comparador de preços e produtos. Ter tido uma boa experiência em uma loja on-line, o que inclui receber corretamente o produto, também foi citado por grande parte dos entrevistados. Com base nessas informações, o Zoom decidiu lançar o Zoom Garante. Ao usar o novo serviço, que é gratuito, o cliente está assegurado de que receberá o seu produto ou dinheiro de volta (até R$ 3.000,00), sem pagar nada extra nas compras feitas nas lojas parceiras e sem burocracia.
“No começo da internet o medo das pessoas era passar as informações do seu cartão de crédito. Hoje, o maior receio de quem compra pela internet é a garantia de que o produto chegará à sua casa”, afirma Adriano Lopes, CEO do Zoom. Ele acredita que o serviço é uma grande contribuição para o mercado, já que o consumidor pode escolher qualquer oferta do site sem medo, enquanto os varejistas conseguirão aumentar exponencialmente suas vendas com clientes mais confiantes na entrega do produto.
Para credenciar a loja, o Zoom checa junto à Receita Federal se o CNPJ está ativo, a compatibilidade entre a descrição da atividade e o negócio, bem como verifica o tempo de atuação, que deve ser superior a um ano. Além disso, analisa o índice de relacionamento com o mercado e consulta o Serasa para a verificação de pendências. Por fim, é realizada uma pesquisa para certificação de que a loja não esteja cadastrada em sites considerados irregulares pelo Procon.