Com o avanço da inflação e aumento do desemprego, os gastos do brasileiro no Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (09), serão mais modestos do que no ano passado. Dos consumidores, 43,8% pretendem gastar menos com o presente, como mostra um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Orçamento menor e preços mais salgados são alguns dos motivos que mantêm os clientes longe dos centros de compras.
Além disso, oito em cada dez pessoas ouvidas pela sondagem (76,8%) acreditam que os presentes estão mais caros em 2015 do que em 2014. Além disso, a maioria dos consumidores que tem a intenção de presentear deve comprar apenas um presente (66,4%). “Com o crédito cada vez mais restrito, a inflação elevada e as altas taxas de juros, o consumidor vê o seu poder de compra diminuir e a principal medida para salvar as finanças acaba sendo o corte de gastos. Exemplo disso, é que em outras datas comemorativas recentes como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados, o comércio também apresentou um resultado decepcionante, com queda no volume de vendas parceladas”, avalia o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
ATENÇÃO NAS DÍVIDAS
Bolso mais apertado para contrair novas dívidas é um dos responsáveis pelo comportamento mais cauteloso do consumidor. Dentre os entrevistados que planejam gastar menos no Dia dos Pais, o endividamento (24,4%) é a principal justificativa para a contenção de despesas. Principalmente, entre as pessoas da classe C (26,8%) e com idade entre 35 e 49 anos (36,5%). Outras justificativas completam a lista como a necessidade de economizar (18,45%) e o desemprego (16,6%).
A pesquisa ainda aponta que o valor médio por presente será de R$ 119,83, quantia inferior à intenção de gastos apurada pelo SPC Brasil para o último Dia dos Namorados, que foi de R$ 138,00. Da mesma forma, é alto o percentual de consumidores reticentes quando indagados sobre o preço dos presentes que pretendem comprar. Mais da metade (50,7%) dos entrevistados afirma não ter ideia do quanto pretende desembolsar. Outro sinal de que o Dia dos Pais deste ano será econômico é que 46,2% dos entrevistados consultados pretendem comemorar a data em casa. Ao passo em que apenas 9,7% têm a intenção de festejar o dia em algum restaurante.
PAGAMENTO À VISTA
O pagamento do presente à vista em dinheiro se destaca como a principal modalidade utilizada pelos consumidores (53,3%). Bem à frente do cartão de crédito parcelado (18,3%), cartão de crédito à vista (13,6%) e cartão de débito (8,5%). “O dado está coerente com o atual momento econômico, em que as pessoas se veem obrigadas a cortar despesas para driblar a inflação e também estão menos seguras em seus empregos. Por isso o ideal é evitar o abuso de parcelamentos e realizar todos os pagamentos a vista”, orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Os presentes mais procurados neste ano são as roupas (53,8%), calçados (23,9%), e acessórios (18,7%), como cintos, óculos, relógios, meias e gravatas. Seguidos pelo almoço em restaurantes (6,5%), livros (5,8%), smartphones (5,4%), vale-presentes (4%) e artigos esportivos (3,5%). O principal lugar para a compra dos presentes será o shopping center, citado por 55,1% dos entrevistados. As lojas de rua (24,9%) e as lojas virtuais (10,6%) ocupam a segunda a terceira posição no ranking de preferência, respectivamente.
Segundo o levantamento, a procura pelo presente dos pais deve se intensificar pelos próximos dias. Seis em cada dez (66,7%) entrevistados disse que deixará a compra do presente para os primeiros dias do mês de agosto, ou seja, na última hora. Há ainda os mais atrasados, que só vão comprar no próximo sábado, véspera da data (9,0%). “Essa corrida às lojas de última hora é um hábito bastante típico do brasileiro. Com dificuldades para comprar a prazo, boa parte dos trabalhadores vai espera o pagamento cair na conta para comprar o presente”, explica Pinheiro.