A próxima data comemorativa esperada pelo setor varejista deve sofrer com os mesmos efeitos da crise econômica que as últimas sofreram. Ou seja, apresentando um menor volume de vendas. A prova é que 41,2% dos consumidores pretendem gastar menos com presentes no Dia das Crianças deste ano, na comparação com a mesma data do ano passado. Conforme mostra um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, é forte o impacto da piora das condições da economia brasileira, aliada ao aumento nos preços dos produtos e serviços por conta da inflação. Para 40,0% dos entrevistados, a situação financeira piorou em relação a 2014, sendo a principal justificativa a diminuição da renda. Mesmo assim, os presentes das crianças não irão faltar. Mesmo que pretendam gastar menos, a maioria dos entrevistados garante que vai comprar algum presente para seus filhos (57,2%), sobrinhos (22,4%) e/ou netos (17,4%). Cerca de 78,8% dos entrevistados que pensam em comprar presente esse ano, também compraram algum presente em 2014. Além disso, em média, os entrevistados pretendem comprar dois presentes, com uma expectativa média total de gastos de R$ 159,64. Este valor representa uma queda de 43,0% de gastos, quando comparado a 2014 (R$ 280,48). Para 42,6%, as despesas não ultrapassarão os R$ 100,00. Vale destacar, no entanto, que 42,9% dos entrevistados ainda não sabe ou não decidiu o valor da compra.
Pagamento em dinheiro
Com relação à forma de pagamento, os consumidores mostraram preferência pelo dinheiro (49,5%). Em especial os entrevistados das classes C, D e E (56,2%). A segunda maneira mais citada foi o cartão de crédito parcelado (22,2%). Dentre os que irão parcelar, três ou quatro vezes são as opções mais usuais entre os entrevistados. “Com a atual conjuntura econômica, em que as pessoas se veem obrigadas a cortar despesas para driblar a inflação e estão menos seguras em seus empregos, o ideal é evitar o abuso de parcelamentos e realizar todos os pagamentos à vista”, analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. “Nesse ponto, quase a metade dos entrevistados está indo pelo caminho certo, ao pagar em dinheiro.”
Poder de escolha dos filhos
Os itens preferidos pelos consumidores para presentearem no Dia das Crianças são as bonecas e bonecos, entre 34,7% dos entrevistados. Logo após, aparecem as roupas (32,7%); aviões e carrinhos de brinquedo (18,3%) e jogos educativos (18,3%). O local de compra que mais se destacou foi o shopping center, citado por 48,9%. Em segundo lugar, aparecem as lojas de rua ou de bairro (29,6%), seguidas pela internet ou lojas virtuais (15,9%). A comemoração será principalmente em casa, escolhida por 59,4% dos entrevistados.
As promoções e descontos são as principais motivações (66,8%) para entrar na loja e realizar a compra, além do preço (36,0%), e da qualidade (29,1%). “É sempre bom analisar todos os detalhes e comparar com outros lugares para ver se a compra será, de fato, vantajosa”, afirma Marcela. Os pais e mães também têm que tomar cuidado na hora de decidir o presente que irão dar. Quatro em cada dez (43,6%) entrevistados afirmaram que o escolhem sozinho, número que aumenta entre as mulheres (52,2%). Entretanto, é relevante a porcentagem dos filhos escolhendo seus próprios presentes: 22%.