A expectativa de vida do brasileiro alcançou a maior média da história. Projeção divulgada, recentemente, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, mostra que a longevidade chegou a 76 anos. Um salto de 22 anos em relação ao registrado na década de 1960, por exemplo, quando a média chegava a 54. Até 2060, a população com mais de 60 anos mais que dobrará de tamanho e atingirá 32,1% do total de habitantes. A consequência disso será uma relevância ainda maior dessa população nas estratégias das empresas. Se hoje os consumidores 60+ já representam uma oportunidade interessante, serão ainda mais no futuro.
Segundo dados divulgados recentemente, nos Estados Unidos, já em 2015, praticamente metade da população entre 52 e 70 anos passava pelo menos 11 horas por semana online, contra 42% dos millennials. Para os chamados “baby boomers”, pesquisar e comprar são a terceira e a quarta atividades online mais importantes (as duas primeiras são notícias e mídias sociais).
Segundo Luiz Paulo Ribeiro, diretor de vendas Brasil da VTEX, esse é um fenômeno que inclui o Brasil, principalmente agora com a reforma da previdência. “É um avanço mundial a inserção das pessoas com mais idade em todas as camadas da sociedade. A convivência e o acesso são iguais para todos, e os paradigmas que deixavam as pessoas com ‘receio’ de compras online com o passar do tempo foi caindo. A reforma da previdência irá aumentar ainda mais o cenário, visto que as pessoas irão conviver mais tempo ainda com todas as camadas e faixas etárias do mercado de trabalho como um todo, e ninguém quer ficar obsoleto. Todo mundo quer acompanhar as inovações, tendências e principalmente acompanhar a evolução tecnológica que veio para facilitar e ajudar a todos. Hoje ninguém, independente da faixa etária, vive sem um smartphone na mão”, avalia.
Luiz acrescenta que 49% das pessoas de terceira idade fazem regularmente pesquisas sobre produtos, e consequentemente, compras online. Além do fato de elevarem o valor do ticket médio, por entenderem que mesmo mais caro é mais confortável receber o produto em casa. “O idoso não tem mais a mesma ansiedade que os mais jovens, e por isso, a confiança e a experiência (com menos passos para finalizar) a compra, atenção (customer success) e entrega são as chaves para manter esse perfil de cliente sempre ativo”, avalia o especialista. “É importante destacar que para empresas que querem atrair esse público para o Online é essencial uma boa área de atendimento, com agilidade e transparência para tirar dúvidas. cadastro de produtos otimizados com informações necessárias para a compra, e também todos os modelos de comunicação para atualizar o status do pedido, sendo e-mails e SMS informando todo o andamento até a entrega”, acrescenta.