Renata Kasahara, head de marketing da Sig para América do Sul

Geração de valor com inovação e sustentabilidade no mercado de embalagens

Executiva da Sig conta como a empresa faz para ter flexibilidade e agilidade para resolver as necessidades dos clientes e dos consumidores

Com o nível de competitividade em todos os setores atingindo patamares antes inimagináveis, as embalagens dos produtos se tornaram uma poderosa ferramenta de marketing e comunicação, influenciando diretamente nas decisões de compra. Por isso, a multinacional suíça Sig, especializada em embalagens e envasamentos, tem investido em inovação, criando um sistema que flexibiliza a produção para responder com rapidez às demandas do mercado. Mesmo trabalhando exclusivamente no modelo B2B, a área de marketing da empresa conta com uma célula de inteligência do consumidor para entender a experiência no uso das embalagens, conforme detalhou Renata Kasahara, head de marketing da Sig para América do Sul, hoje (09), na 1006ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Engenheira de Alimentos por formação, mas confessando-se “marqueteira de coração”, Renata iniciou contando um pouco da trajetória profissional, que lhe proporcionou larga experiência trabalhando em grandes empresas, sempre na indústria de alimentos. Ela disse que se especializou na área técnica, voltada sempre para inovação, mas acabou migrando para o marketing, primeiro atuando no B2C e, depois, se especializou na B2B, chegando à Sig. Fazendo um resumo dos 170 anos da empresa suíça, que começou fabricando de vagões ferroviários a armas de fogo, até se fixar na produção de embalagens e máquinas de envase, tendo como core, a partir dos anos 2000, o cartonado como matéria-prima. Atualmente, opera com uma ampla gama de substratos que conseguem atender tipos de embalagens para todas as necessidades do consumidor final.

Depois de descrever um pouco dessa multiplicidade de embalagens que vão dos pouches e bag-in-box até as cartonadas normais e resfriadas, etc, com diferentes volumetrias, ela contou que a empresa está presente em mais de 100 países. “Temos clientes globais como Nestlé, Coca Cola, e locais como Frimesa, Cooperoeste, entre outras, sempre em um trabalho de parceria, com o propósito de colaborar para o fornecimento de produtos seguros para o consumo, sustentáveis – não só do ponto de vista do meio ambiente, mas também econômico – e torná-los cada vez mais acessíveis.” De acordo com a head, a Sig vende também sistemas de envase e sistemas digitais, pensando nos avanços em inovações para os clientes. “Temos máquinas preparadas para envasar vários tipos de produtos, com qualquer teor de viscosidade em qualquer volumetria. Trata-se de uma flexibilidade que dá respostas rápidas às necessidades dos consumidores finais dos nossos clientes.”

Indagada se a Sig se preocupa em entender a experiência desse consumidor, operando exclusivamente no mercado B2B, ela respondeu que isso está no centro do negócio, tanto que existe, dentro da área de marketing, uma célula chamada de inteligência do consumidor. “Nessa célula, nos dedicamos a estudar tendências e produtos lançados em outros lugares, fazemos diversas pesquisas junto ao consumidor, de forma a que, quando formos falar com nossos clientes, podemos até propor ideias. Ou seja, conhecer o cliente do cliente é uma prioridade, abrindo portas para várias ações e inovações que colocamos no mercado.”  Esse apoio dado pela Sig à jornada que os seus clientes oferecem é um pré-requisito. Assim, a empresa vai desenvolvendo embalagens de acordo com as demandas do consumidor final. Ela elencou, dentro disso, a tendência de quererem cada vez mais conveniência, praticidade, a preços acessíveis e de marcas que confiam. “Nosso desafio aqui é, então, descobrir como equacionar tudo isso para oferecer as melhores soluções aos nossos clientes.”

Houve tempo para a head contar exemplos práticos de alternativas inteligentes encontradas nesse sentido, com insights surgidos a partir de dores do consumidor final, e que se tornaram sucesso no mercado, virando referência em função de mudanças e inovações nas embalagens. Ela também falou das embalagens criadas para atender o crescimento do mercado de produtos veggie, plant-based e high protein, e o uso de IA no encontro de soluções, entre muitos outros assuntos.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1005 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (10), com a presença de Bia Dominguez, head de CX da Alice, que abordará do caminho da transformação na saúde privada; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Live Marketing: Como se diferenciar na era da experiência?”, reunindo Bruno Maçano, CCO da Fibra.ag, Silvana Torres, presidente da Mark Up, Fernando Figueiredo, CEO da Bullet, e Marcos Pirozzelli, CEO da Accuracy.

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