Em primeira sinalização de uma aliança estratégica ampla, tecnologia de atendimento ao cliente da Zoho passa a fazer parte do portfólio da GoTo
A GoTo, empresa que facilita a gestão de TI, suporte e comunicações empresariais, anunciou a integração com a Zoho Desk, tecnologia multiplataforma de atendimento ao cliente da Zoho. “A GoTo atua no Brasil num modelo de negócios baseado na venda através de seus parceiros, e tem seus serviços às empresas de todos os portes, de PMEs a enterprises, consolidado por meio de sua plataforma omnichannel, otimizada por IA e já integrada aos principais CRMs do mercado”, explicou Felipe Alves, diretor de vendas da GoTo no Brasil.
De acordo com o executivo, “essa estratégia se assemelha à da Zoho, que tem direcionado esforços para o desenvolvimento de soluções específicas para o mercado brasileiro, no qual atua diretamente desde 2021. Juntas, as duas empresas atuarão de forma conjunta na oferta de soluções IA para negócios de todos os portes. São duas empresas que têm planos de crescimento completamente alinhados. A aliança nos dá a oportunidade de, conciliando estratégia e tecnologia, apoiar o desenvolvimento das empresas nacionais, gerando valor por meio de nossas soluções.”
Felipe explica que, especialmente para as PMEs, há a necessidade de soluções com tecnologia de ponta que otimizem o atendimento a potenciais clientes e prospects, mas que esbarram no custo de desenvolvimento de softwares. Com a integração com Zoho Desk adicionada ao seu portfólio, a GoTo simplifica esse processo, oferecendo uma experiência de uso mais intuitiva e fácil, que reduz a necessidade de conhecimento técnico por parte do cliente.
Além disso, a GoTo aposta na Inteligência Artificial como uma das principais fontes de crescimento no país, contando com um comitê dedicado à inovação com as ferramentas de IA. “A inteligência artificial proporciona, por exemplo, a automatização de parte dos atendimentos e a análise de sentimento das ligações por voz e mensagens de texto. Integrada ao Zoho Desk, oferece um gerenciamento mais eficaz e estratégico das conversas realizadas com potenciais clientes, o que permite que as empresas foquem no que realmente importa ao seu negócio, tomando decisões embasadas em dados”, afirmou Alves.
Segundo o diretor de vendas, a integração representa mais um movimento estratégico da GoTo de buscar parceiros que atendam a demandas vindas de clientes do mercado brasileiro. Hoje, a América Latina representa aproximadamente 20% dos novos negócios da empresa, com o Brasil sendo o carro chefe. “Um de nossos pilares de crescimento é integrar soluções que sejam de fácil implantação e uso. Com esse movimento, abrimos novos mercados e trazemos novas fontes de receita. A integração com a tecnologia de atendimento ao cliente da Zoho é apenas o primeiro passo de uma aliança estratégica que, em breve, será estendida a outras soluções da multinacional, como a integração com o Zoho CRM”.
De acordo com Matheus Marcolongo, gerente de marketing de Zoho Desk, “o mercado brasileiro está em uma nova fase de transformação digital, com empresas aliando tecnologia e performance e, logo, buscando soluções que sejam capazes de suportar essa jornada. Estar próximo de empresas que ampliem o alcance do Desk, é valioso para nós e nos ajudará ao longo da nossa missão central de democratizar a tecnologia e elevar o nível do mercado de atendimento ao cliente no Brasil”.