Governança de dados foi o tema principal abordado no Fórum Executivo de Qualidade de Dados, promovido pela Assesso, ontem (02/04), em São Paulo. Flávio de Almeida Pires, diretor presidente da Assesso, deu inicio ao evento dizendo que a qualidade de dados pode ser comparada a um ator de novela. “Ela começou como um figurante e agora está subindo, ainda não chegou ao papel principal, mas já está aparecendo bem mais”, brincou.
Em sua palestra Marcus Gebauer, chairman da German Society of Information Quality, abordou a importância da gestão de qualidade e a comparou a um pastor e suas ovelhas, que precisam seguir um caminho único, determinado pelo pastor, pois, caso contrário, elas se perdem e não conseguem seguir e atingir o destino final.
Muitas empresas apenas armazenam os dados, sem dar a eles uma utilização eficiente para o negócio, criticou Gebauer. A governança desses dados possibilitaria extrair informações importantes desses dados, que devem intercambiar por todas as áreas da empresa e até chegar às áreas estratégicas. A diferença entre dados e informação foi exemplificada por Michael Mielke, presidente da German Society of Information Quality, com um exemplo simples: “Imagine que um trem está atrasado. Saber sobre o atraso é um dado, informar ao passageiro que está na estação que o trem irá atrasar e ele poderá tomar um café enquanto isso, é informação”, disse.
Alguns profissionais brasileiros foram convidados para levar a experiência nacional em qualidade de dados. Murilo Boccia, diretor de database e marketing de relacionamento da Editora Abril, falou sobre a ação de marketing feita em conjunto pela editora e o banco Itaú que personalizou a edição comemorativa de 40 anos da Revista Veja com o nome dos assinantes na capa e no anúncio do Itaú (além de indicar a agência mais próxima).
De acordo com Marcio Weikescheimer, CRM/ BI managing consultant IBM Global Business Services, em casos de CRM analítico, o ótimo é inimigo do bom. Ele defende o modelo fit to use, na qual cada empresa deve adequar a gestão de dados de acordo com as necessidades. Vicente Criscio, CEO da Direkt Marketing, defendeu o mesmo ponto de vista e mostrou que algumas ações, como a limpeza de um mailing e as determinações dos cruzamentos, são preteridas em lugar de novas soluções mais requintadas e luxuosas, que muitas vezes não estão de acordo com a demanda da empresa.