O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Você realmente escuta seu cliente?



Escuta Ativa

 

Escutar é mais do que ouvir palavras. É também ouvir os sentimentos do outro.
A escuta ativa é uma técnica que ajuda você a não cometer os erros que atrapalham sua comunicação e afastam as pessoas do seu convívio.

 

Ajuda você a testar se suas inferências são verdadeiras ou fantasias de sua mente, não permitindo que essas inferências determinam seu comportamento.

 

A escuta ativa contribui para o desenvolvimento da confiança e respeito mútuo.

 

A escuta ativa ajuda você a transformar o mau ouvinte em um parceiro comprometido através de um verdadeiro diálogo. O mau ouvinte precisa esvaziar sua mente, abrir espaço para o outro. Ele só conseguirá se transformar em um bom ouvinte, se for escutado profundamente. Uma pessoa bem ouvida está pronta para se disponibilizar ao outro.
 
O que acontece quando você escuta verdadeiramente uma outra pessoa?

 

Carl R. Rogers, em sua obra Um Jeito de Ser, expressa o seu sentimento de angústia quando percebia que alguém não foi ouvido e de felicidade porque ao ouvir o outro, sua vida se enriquecia. Mostra que ouvir pessoas é um aprendizado sobre as relações interpessoais.

 

Quando sou ouvido, torno-me capaz de rever meu mundo e continuar. É incrível como alguns aspectos, que antes pareciam insolúveis, tornam-se passíveis de solução quando alguém nos ouve. É incrível como as confusões que pareciam irremediáveis transformam-se em correntes que fluem com relativa facilidade quando somos ouvidos. Carl R. ROGERS

 

Escutar ativamente implica em:



  • Escutar as palavras do outro, abrindo seus ouvidos, parafraseando o outro, fazendo resumo das idéias principais do outro, ou seja, ocupando sua mente com as palavras do emissor.


  • Escutar os sentimentos do outro, tendo sensibilidade para perceber quais são os sentimentos que existem por detrás daquelas palavras. Fazer empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro e entendendo o que ele realmente quer dizer, seus valores, seus interesses e suas necessidades.

Para escutar alguém é necessário estar despido de julgamentos, aceitando-o como ele é. Estar totalmente disponível ao outro “como ele é” e não “como o vejo ” ou “como gostaria que ele fosse”. Nessa forma de escuta, é necessário evitar todo julgamento de valor, não interromper, não criticar e mostrar seu interesse com palavras e atitudes.

 

Escuta ativa implica também em participação, fazendo perguntas esclarecedoras, anotando pontos que não quer esquecer, colocando suas opiniões, e manifestando o seu interesse pelo que o outro está dizendo, através de uma postura aberta e receptiva.

 

A escuta ativa oferece benefícios para quem ouve como também para quem é ouvido.



  • A pessoa que ouve demonstra respeito por quem fala e cria soluções de benefícios mútuos aos problemas.


  • A pessoa ouvida perde o medo de ser criticada, fica mais aberta para enxergar seus próprios defeitos como comunicador, baixando suas resistências para mudanças.

Escutar é uma habilidade treinável que envolve o auto conhecimento. Escutar é um processo ativo, pois requer nossa participação e envolvimento. Escutar é mais que ouvir palavras, é ouvir os sentimentos expressos pelo corpo todo, pelo olhar e pela entonação da voz.

Quando você tiver um cliente falando muito, nervoso e até agressivo, lembre-se ele apenas precisa ser ouvido, e aí lance mão da técnica da ESCUTA ATIVA.

 

E VOCÊ, QUER SABER QUAL É O GRAU DA SUA ESCUTA ATIVA?
Teste sua escuta ativa, acesse o link: http://www.assertiva.com.br/.

0 comentário em “Você realmente escuta seu cliente?”

  1. Olá Vera

    Gostei muito do seu artigo. Eu aprendi muito quando atuei no CVV (Centro de Valorização da Vida) como Voluntária por dois anos. Lá eles chamam a Escuta Ativa de “Escuta Participativa”, que é o mesmo que você descreveu e também enfatizam a Empatia. Levei para minha vida pessoal essa escuta e minha postura em relação às pessoas me trouxe muito mais sobre elas, o que melhorou meus relacionamentos.

    Abraços!
    Fabiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima