Por perceber a mudança rápida e constante do mundo, com novas profissões surgindo e a maior necessidade de qualificação, que Alice Ferraz procurou o Centro Universitário Belas Artes para desenvolver uma graduação pioneira em Mídias Sociais Digitais. “Há três anos, desde que criei a primeira plataforma de blogs, a F*Hits, tenho trabalhado muito para formar bons profissionais nessa área, porém conseguimos atender e ensinar a um número restrito e mais, falta todo repertório acadêmico que só uma boa instituição de ensino com o a Belas Artes pode oferecer”, analisa Alice.
De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, realizada pela Secretaria de Comunicação Social, as redes sociais são os sites mais acessados na atualidade. Além disso, constatou-se que uma parcela de 32% dos entrevistados recorre a elas para se informar. Assim, esse novo cenário fez com que as empresas reconhecessem o valor da participação e interação de seus consumidores e a buscar por alternativas, profissionais e estratégias específicas para esse segmento. “Temos como objetivo educar uma geração de profissionais capazes de dominar a inteligência coletiva e trazer inovação para produtos, serviços e modelos de negócios diferentes na era digital. A universidade deve ser capaz de responder a essa demanda crescente por tornar o ensino superior mais dinâmico e que atenda as reais necessidades do mercado”, conta Patricia Cardim, diretora geral da Belas Artes.
A graduação terá dois anos de duração e a matriz curricular oferece desde mecanismos para trabalhar a reputação de empresas e indivíduos na sociedade on-line, criando influenciadores ou mesmo transformando-se em influenciadores, até material para aqueles que pretendem desenvolver seu próprio empreendimento on-line. Para isso, as disciplinas se dividem em cinco eixos: Cultura e Sociedade; Mídia e Linguagem; Tecnologia Digital; Business; Direção de Arte. Entre as disciplinas, destaque para Digital branding, Digital coolhunting, Sociedade digital, e Criação visual e Multimídia.
A coordenação ficará por conta da Profa. Dra. Maria Carolina Garcia, jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica, e chief culture officer da agência Nau. “O curso é para futuros empreendedores de mídias sociais e produtores de conteúdo online que querem profissionalizar o mundo digital ainda mais e estarem prontos para transformar a curva do crescimento de empresas e indivíduos”, conta ela.