Para facilitar a comunicação entre as filiais e obter redução nos custos de telefonia, o Grupo Conservo, formado por empresas que atuam nas áreas de serviços, segurança eletrônica e segurança patrimonial, optou pelo uso da solução de telefonia IP Planetfone. O projeto teve início em 2006 e já na primeira semana de funcionamento, os resultados apareceram. “O principal retorno esperado quando implantamos o sistema, era facilitar e melhorar a comunicação entre a matriz e filiais. Este objetivo foi atingido na mesma semana que instalamos o sistema”, conta Rogério Giffoni, gerente de TI da Conservo.
Desde que o projeto entrou em prática, todas as ligações locais e para fora do estado ou país, são feitas por meio do PABX IP Planetfone. A Conservo também utiliza o recurso da URA (Unidade de Resposta Audível) para receber e enviar documentos de fax diretamente no e-mail de cada usuário. Outro benefício trazido pelo projeto foi a instalação de interfaces de celulares no Planetfone, que permite a comunicação via celular entre matriz e filial a custo zero.
A solução também permitiu a integração com o sistema de Business Intelligence (BI) da empresa. Utilizando a tecnologia de CTI (Computer Telephone Integration), que é a integração entre computadores e telefones, tem sido possível a geração de gráficos e dados estatísticos sobre toda a área de telefonia da empresa – seja por ramal, por grupo, por usuário remoto ou local – deixando a diretoria a par de toda a estrutura de telefonia.
Para Giffoni, o Planetfone auxiliou não apenas na redução de custos de telefonia. “Aproveitamos a ausência de custos com ligações para fazer treinamentos entre filiais, por meio de conferência telefônica. Isso trouxe economia de tempo do nosso colaborador que não precisa mais de deslocar em viagens, pois tudo é feito via telefonia IP”, explica.
O retorno total do investimento feito no projeto já foi conquistado. “Nossa matriz e filiais já estão totalmente interligadas pelo Planetfone e o investimento já pago em apenas 12 meses de projeto”, explica ele. Giffoni adianta que o Grupo quer aumentar o uso do sistema. “Dentro de pouco tempo, planejamos interligar o Planetfone com nossos sistemas de gestão para permitir o fornecimento automático de informações aos nossos clientes, fornecedores e colaboradores”, finaliza.