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IP alavanca mercado de comunicação de dados



Após enfrentar um período de grandes dificuldades iniciado no final da década de 90, com o estouro da bolha de TI e a super oferta de capacidade de redes de transmissão, o mercado brasileiro de comunicação de dados corporativo se expandiu nos últimos quatro anos, atingindo um faturamento de R$ 9,3 bilhões em 2007, o que significa um aumento de 6,8% em relação ao ano anterior. O crescimento foi liderado principalmente pelos serviços de valor agregado como gerenciamento de redes WAN (externas) e internacionais, bem como pelas soluções para pequenas e médias empresas.


Essa análise foi feita pela IDC em estudo recente que avalia os serviços de rede corporativos e observa como principal tendência, a partir de 2003, a migração de redes legadas X25, ATM e Frame Relay para soluções IP VPN MPLS. Segundo Alex Zago, analista sênior de telecom da IDC, o crescimento na área de comunicação de dados foi estimulado pelo desenvolvimento tecnológico e a adoção em massa das soluções IP, que tornaram a relação custo-benefício dos equipamentos de rede e serviços de conectividade e gerenciamento cada vez mais atraente para os usuários finais.


Outra tendência registrada pelo analista foi a adoção de soluções LAN-to-LAN baseadas na tecnologia Metro-Ethernet. “Em 2007, essas soluções apresentaram o segundo maior crescimento do mercado e, mesmo abaixo das expectativas, perderam apenas para as soluções IP VPN MPLS. A adoção ocorreu principalmente nas empresas que migraram suas redes legadas baseadas em clear channel”, constata Zago.


No último ano, a competição entrou definitivamente na fase de serviços completos impulsionados pelo protocolo IP, deixando para trás a guerrilha de preços baseada na venda de conectividade. Hoje, muitas operadoras vendem soluções de comunicação que incluem integração das redes (WAN, LAN e de telefonia); operação e gerenciamento; e serviços adicionais sobre IP como hosted, segurança, videoconferência, VoIP, entre outros.


Outra tendência observada foi a maior concentração dos competidores. Desde 2001 o número de provedores de serviços de comunicação de dados corporativos diminuiu 39%. Apesar disso, as consolidações mais recentes, ocorridas entre 2005 e 2007, tendem a elevar a competição. Provedores como a BT, Global Crossing, GVT e CTBC fizeram aquisições estratégicas e passaram a operar redes próprias em diversas regiões do país, o que deverá aumentar significativamente a competitividade dessas empresas. Apesar disso, grandes provedores como Embratel, Brasil Telecom, Oi e Telefônica seguem líderes absolutos do mercado, concentrando cerca de 90% das receitas do setor.

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