
Em relação à disponibilidade de crédito, o parcelamento tem facilitado o acesso a bens de consumo, especialmente aos de maior valor, permitindo a antecipação da compra. Dos consumidores pesquisados, 72,5% responderam que costumam parcelar suas compras, destacando-se o Natal e o Dia das Mães. Nesse cenário, 54,2% das pessoas que estão comprometidas com mais de uma linha de crédito em andamento. Dessa forma, a principal reivindicação de 38,6% das pessoas é a redução no valor dos juros cobrados pelo varejo.
O estudo aponta que a maioria dos consumidores, 60,29%, costuma ir ao supermercado nos fins de semana. Para 57,35% dos entrevistados, o sábado e domingo são dias preferidos para realizar compras de vestuário. Os shoppings centers, são visitados semanalmente por 53,4% dos entrevistados. Quando o motivo da visita aos shopping centers é a realização de compras o gasto médio apurado é de R$ 207,21. Com pouca familiaridade com o e-commerce, 89,7% dos consumidores informaram nunca terem utilizado esse canal de venda. A maioria dos consumidores (55%) considera complicado comprar pela Internet.