Hábitos de compra do público de baixa renda



O Provar – Programa de Administração do Varejo, da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Canal Varejo – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços, realizou pesquisa com o objetivo de traçar o perfil dos hábitos dos consumidores de baixa renda e contribuir para a tomada de decisão dos empresários ligados ao setor varejista. “Uma grande parcela da população brasileira está entre o público denominado de baixa renda, atraindo cada vez mais a atenção da indústria, do comércio e de prestadores de serviços”, explica Cláudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA.


Em relação à disponibilidade de crédito, o parcelamento tem facilitado o acesso a bens de consumo, especialmente aos de maior valor, permitindo a antecipação da compra. Dos consumidores pesquisados, 72,5% responderam que costumam parcelar suas compras, destacando-se o Natal e o Dia das Mães. Nesse cenário, 54,2% das pessoas que estão comprometidas com mais de uma linha de crédito em andamento. Dessa forma, a principal reivindicação de 38,6% das pessoas é a redução no valor dos juros cobrados pelo varejo.


O estudo aponta que a maioria dos consumidores, 60,29%, costuma ir ao supermercado nos fins de semana. Para 57,35% dos entrevistados, o sábado e domingo são dias preferidos para realizar compras de vestuário. Os shoppings centers, são visitados semanalmente por 53,4% dos entrevistados. Quando o motivo da visita aos shopping centers é a realização de compras o gasto médio apurado é de R$ 207,21. Com pouca familiaridade com o e-commerce, 89,7% dos consumidores informaram nunca terem utilizado esse canal de venda. A maioria dos consumidores (55%) considera complicado comprar pela Internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima