HP Brasil otimiza estrutura para operações da Comgás

0
1

A HP Brasil, subsidiária da HP Company fornece serviços de outsourcing para ambiente SAP para a Comgás – Companhia de Gás de São Paulo. O desafio da HP neste projeto foi a implementação de toda infra-estrutura e a customização do software de gerenciamento.

O processo foi realizado sem comprometer as mudanças estratégicas planejadas pela Comgás, que tinha como objetivo facilitar os serviços aos usuários e oferecer melhor atendimento por meio de novas ferramentas como serviços on-line. A integração, realizada pelo software SAP, de todas as informações envolvidas na gestão empresarial da companhia, otimizaram o fluxo de informações na Comgás incrementando os negócios da companhia.

“Até dezembro de 1999, a Comgás não possuía aplicação ERP e seus dados estavam dispostos em sistemas legados análogos em ambiente mainframe50.1”, afirma Rodolfo B. Dantas, superintendente de informática da Comgás, ressaltando que o outsourcing com a HP foi firmado em 1999 e termina em outubro de 2002.

Segundo o executivo, com esta reestruturação foi possível obter maior volume de informações gerenciais e possibilitou a expansão da base de consumidores. Reduziu os custos da Comgás com aquisição e gestão, eliminando contratos de manutenção e alinhando os novos sistemas com os módulos da SAP já implantados. Melhorou o tempo de resposta e o tempo de processamento das aplicações migradas para o novo ambiente.

Após a integração, em 2000, a Comgás verificou 140 novos km de rede de alta pressão construídos e outros 500 km em construção ou em processo de contratação; seis novos city-gates permitiram levar gás natural a um mesmo número de regiões dentro da área de concessão; 20 mil novos consumidores residenciais; 28% de crescimento em volume; satisfação dos clientes de 84%; atendimento a vazamentos em até 1 hora subiu de 73% para 97%, e 14% de economia com o programa Supply Chain.