Um novo sistema de gestão eletrônica, desenvolvido ao longo de 5 anos pela Fatec (Fundação de Apoio a Tecnologia e a Ciência), com os recursos tecnológicos da IBM, vem oferecer uma ferramenta para disponibilizar às prefeituras brasileiras um produto consolidado de consultas e facilidades que podem promover a modernização dos serviços públicos. Como conseqüência, a fiscalização, o equilíbro fiscal, melhoria no atendimento e serviços prestados para a comunidade poderão ser mais facilmente atingidos.
“Historicamente a área pública trabalha com sistemas defasados, que estão voltados quase que exclusivamente para controlar atividades operacionais, sem conseguirem evoluir para um melhor aproveitamento dos recursos em atividades abrangentes, como o gerenciamento da estrutura de recursos humanos, física e financeira, por exemplo”, lembra Ruth Harada, gerente de alianças da IBM Brasil.
“Com recursos que estão sendo disponibilizados pelo BID e BNDES, as prefeituras poderão dar o salto de qualidade na sua gestão administrativa e buscar um atendimento dentro dos padrões hoje exigidos no mercado aos cidadãos, disponibilizando informações e serviços nos diversos meios de comunicação hoje utilizados, tais como celular e Internet”, explica Aldiocir Dalla Vecchia, coordenador do projeto na Fatec.