O Ibmec Educacional (Ibmec), mantenedor das Faculdades Ibmec e do Ibmec Business School e empresa voltada para a excelência da educação e formação profissional nas áreas de negócios e economia, apresenta os primeiros resultados desde que adotou a internet como ferramenta para unificar o processo de compras das unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A implantação teve início no final do mês de abril, quando a empresa adotou o marketplace Mercado Eletrônico (www.me.com.br), responsável pelo funcionamento das ferramentas utilizadas pelo Ibmec: leilão reverso, cotação, workflow e catálogo.
Com isso, o Ibmec reduziu os custos finais dos produtos e serviços adquiridos pela web, e já registra um ganho de 60% no tempo de execução de todo o processo de compras, desde a cotação, passando pela negociação e a efetivação do pedido. No currículo de adoção de B2B (business to business) do Ibmec constam cinco leilões reversos, dos quais dois foram para a compra de todas as suas necessidades de livros para os programas de MBA’s. Na primeira fase o Ibmec quer aumentar o número de funcionários com acesso ao processo de e-procurement dentro das unidades espalhadas pelo País, que deixaram de ser compradores informais.
Através do serviço de cotação o Ibmec, que conta com aproximadamente 80 fornecedores preferenciais, compra material de escritório e livros, além de requisitar serviços. Segundo José Antônio, o grande diferencial será a implantação do workflow – ferramenta criada para permitir que as companhias estendam suas aquisições a todos os funcionários de acordo com a cultura e regras da empresa, aproximando todas as áreas da companhia e tornando o processo de decisão e compra mais rápido e eficiente, ao mesmo tempo em que mantém controle completo das operações – já que facilita muito a operação de empresas com unidades instaladas em diferentes locais. O catálogo ainda está em fase de desenvolvimento.