Ibope lança Tracking de Cartões



O Ibope Inteligência irá lançar no mercado brasileiro o Tracking de Cartões. O produto, que passa a ser comercializada em janeiro de 2008, oferece informações sobre o setor e o comportamento dos usuários de cartões de crédito. O produto é voltado, principalmente, para as empresas de cartões, aos bancos emissores, às empresas co-branded (lojas de varejo que emitem cartões de fidelidade) e às processadoras de cartões. “O tracking visa dar subsidios para que as empresas atendam às necessidades dos clientes”, explica Laure Castelnau, diretora executiva de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência.


Os dados coletados serão entregues aos clientes trimestralmente, acompanhados de um relatório que possibilita uma análise mais aprofundada de todo o mercado, contando com informações de fontes secundárias como Banco Central, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Ministério do Trabalho. Esse relatório é composto de gráficos, tabelas, quadros comparativos e bancos de dados.


Esse produto foi desenvolvido em parceria com o Ibope Mídia, por meio do Mídia Mix, e entrevistará durante duas semanas por trimestre cerca de 14.400 pessoas com 18 anos ou mais, das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. “Um dos benefícios do estudo é que apontará trimestralmente o crescimento do setor, mostrando se a presença de cartões está aumentando ou diminuindo, ou quem está adquirindo cartões de crédito. Além disso, as empresas poderão trabalhar suas marcas de acordo com os segmentos sociais”, completa Laure.


Segundo Laure Castelnau, diretora executiva de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência, este produto é inédito e sua grande vantagem é que os clientes poderão acompanhar o mercado em que atuam e traçar estratégias de crescimento com base em dados com séries históricas extremamente confiáveis, regulares e comparáveis. Serão apresentados, divididos por bandeira e emissor: penetração de cartões de crédito; market share em volume; market share em valor com base no valor da última fatura; nível de endividamento e inadimplência com base no pagamento da última fatura; periodicidade de uso com base na última utilização; intenção de cancelamento; e dados sobre os não-portadores de plásticos: utilização do produto no passado e intenção de posse nos próximos três meses (adesão).


Números do mercado – A pesquisa de pré-lançamento do Tracking de Cartões foi realizada no 4º trimestre de 2007, com indivíduos de 18 anos ou mais. O levantamento mostra que 33% da população possui cartão de crédito, mas apenas 23% o utilizaram nos últimos três meses. Destes, 49% utilizaram o cartão no último mês, 19% usou no mês anterior e apenas 9% nos últimos três meses. Os cartões de crédito são mais utilizados por homens (34%) do que por mulheres (31%).


Quando o assunto são os gastos feitos com cartão, o valor total estimado por mês nas regiões pesquisadas é de R$ 5.395 bilhões, sendo que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro representam 58% desse valor. Em termos de pagamento da fatura, o estudo detectou que 18% dos pesquisados possui algum tipo de endividamento junto à empresa de cartões e 5% encontra-se em situação de inadimplência.


Um dado curioso aponta que o gasto médio dos homens com os cartões de crédito é maior que o das mulheres: respectivamente R$ 347, ante R$ 259 por mês. Quando vão às compras, indivíduos das classes AB, C e DE têm médias de gasto distintas: AB (R$ 396), C (R$ 231) e DE (R$ 180). Entre os usuários de cartão de crédito, 12% têm intenção de cancelá-lo em breve. Dentre aqueles que ainda não possuem cartão, 83% não têm interesse em adquiri-lo, 33% usaram no passado e 17% não têm intenção de voltar a tê-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima