iFood faz parcerias para uso de sacolas biodegradáveis

Iniciativa faz parte do plano nacional de metas ambientais da empresa e material será usado nas entregas começando pela capital paulista

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, anunciou a parceria com a Embalixo para a criação de sacolas biodegradáveis e compostáveis para serem utilizadas em suas lojas próprias de mercado. As embalagens – feitas à base de cana-de-açúcar e amido com matéria-prima da Earth Renewable Technologies (ERT) – serão distribuídas, num primeiro momento, somente nos bairros paulistanos da Liberdade e Saúde. A expectativa é que, em breve, todas as unidades tenham o novo recipiente para serem utilizados em seus serviços de entrega. 

O projeto faz parte das metas ambientais lançadas pela rede de delivery em 2021, que tem o objetivo de reduzir o uso de plástico nas suas operações até 2025. Para atingir sua meta, a empresa está buscando parcerias e investindo em alguns tipos de embalagens, como as compostáveis livres de plástico. Além disso, a companhia também investe em iniciativas de reciclagens, como apoio às cooperativas de reciclagem e pontos de entrega voluntária.

Zero plástico

A nova sacola criada pela Embalixo segue a mesma composição do produto Zero Plástico, feita de biopolímeros à base de cana-de-açúcar e amido, sendo biodegradável e compostável. “Este saco que desenvolvemos para o iFood é fabricado a partir de materiais compostáveis, assim como o nosso Zero Plástico, e apresenta maior facilidade para se decompor, levando no máximo 180 dias. E diferente dos sacos que contém plástico, após esse período de decomposição, ele vira material orgânico, ou seja, não afeta o solo”, explicou Rafael Costa, diretor comercial da Embalixo. 

“Sabemos que não será um único material que resolverá a eliminação do plástico nas entregas. Apostamos nas sacolas de papel, que é uma tendência mundial, e também acreditamos que soluções comprovadamente compostáveis, como a da Embalixo, precisam ser impulsionadas. Com isso, esperamos coletar muitos dados e feedbacks dos consumidores e, aos poucos, criar escala produtiva para reduzir o preço da solução”, afirmou Alexandre Lima, gerente de sustentabilidade do iFood.

A resina biodegradável e compostável é uma tecnologia desenvolvida pela Earth Renewable Technologies (ERT), primeira fabricante de biopolímeros compostáveis do Brasil. Sua matéria-prima é certificada pela TUV Áustria, maior órgão certificador internacional que segue a normativa europeia EN 13432 de requisitos de compostabilidade, com laudo do laboratório Mérieux NutriSciences. “A sacola feita com material ERT se decompõe de forma completa sem gerar microplásticos, um dos maiores vilões do meio ambiente na atualidade. É a solução ideal para plásticos de uso único que, muitas vezes, são descartados junto de alimentos, reduzindo a destinação de resíduos em aterros,” explica Kim Gurtensten Fabri, CEO da Earth Renewable Technologies.

De acordo com Costa, da Embalixo, os objetivos do iFood se alinham com os da empresa. “Estamos indo pelo mesmo caminho do iFood. Sabemos o nosso papel como empresa, por isso buscamos meios para contribuir com o futuro do meio ambiente. Hoje já colaboramos com a redução de resíduos, através da economia circular. Com esse modelo de produção, conseguimos fabricar sacos a partir de plásticos que já foram utilizados. Além disso, desde 2022 a Embalixo e Carbono Neutro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima