Diante do cenário competitivo de disputa por cada cliente, executivos da indústria e varejo se lançam numa corrida diária e incessante para tentar entender o consumidor e os hábitos de compra. É nesse contexto que o gerenciamento por categoria de produtos passou a ser uma das ferramentas cada vez mais utilizadas para otimizar a gestão nas diferentes pontas da cadeia comercial. Para mostrar o uso dessa ferramenta no varejo no Chile, Luiz Leyton Johns apresenta palestra durante o II Seminário Temático IPDM (Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento de Mercado), que acontece no dia 03 de abril, em São Paulo. O executivo é especialista em gerenciamento por categorias com ampla experiência em empresas de varejo no Chile.
Frente a um mercados de baixo crescimento e intensificação da concorrência, varejistas e indústria no Brasil começam a olhar com mais simpatia a esta nova forma de ganhar mercado. O gerenciamento da categoria começou no início da década de 90 nos Estados Unidos, tendo como pioneiros o Wal-Mart, no varejo, e a Procter & Gamble e a Coca Cola na indústria. É uma nova modalidade de trabalhar a comercialização de produtos. Ela altera o relacionamento entre indústria e varejo e cria novos padrões para o produto no ponto de venda, envolvendo a exposição, atividades promocionais e a linha de produtos.
Antes visto como um projeto da área comercial das empresas, o gerenciamento começa a ser encarado como processo contínuo que norteia a estratégia da loja e está presente em todas as áreas que lidam diretamente com o negócio: comercial, marketing, operações, logística. Nessa modalidade de gestão, o elemento fundamental é a informação específica que esta técnica requer. O varejo passa a fornecer todos os dados da operação comercial dos produtos que integram uma categoria para a indústria, e esta, em conjunto com o varejo, estabelece as melhores estratégias de comercialização na loja.
Serviço
Data: 03 de abril
Horário: das 8h30 às 19h
Local: Hotel Blue Tree Towers Paulista – Rua Peixoto Gomide, 707, Cerqueira César – São Paulo/SP
Informações pelo telefone (11) 5574 6287