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Informações difusas sobre clientes

“A sua empresa possui montanhas de informações sobre clientes trancafiadas em sistemas múltiplos, inacessíveis e incompatíveis? É bastante comum. Se não for o seu caso, parabéns. Caso sim, não se preocupe. Esse é um típico obstáculo que uma empresa precisa superar para botar a casa em ordem. Infelizmente, iniciativas nesse sentido freqüentemente sofrem de overdose de engenharia. Pode levar anos para se chegar a uma conclusão sobre o que a empresa precisa para implementar X ou Y. A lista de especificações não cabe em um único volume. A coisa não decola nunca.

Para integrar centros de informação múltiplos e difusos, a chave do sucesso é foco e pragmatismo. Sua empresa precisa ver que o trabalho pode ser feito. Concentre-se em metas de curto prazo exeqüíveis. Realizar essas metas gera entusiasmo e embalo dentro da empresa para se manter a chama acesa.

Dependendo da empresa, pode já existir um sistema com um nível de informação exigido para efetuar transações comerciais. Se esse não for o seu caso, é mais uma barreira para superar. A sua tecnologia consegue associar um número de clientes a dados utilizados em uma transação comercial? Vamos deixar de lado a maneira pela qual o cliente irá se identificar. Essa já é outra história. Se ele se identifica, você consegue registrar seu número de identificação e associá-lo às suas transações? Se por enquanto não dá, o que vai ser necessário para conseguir isso? Essa é outra grande questão para ser resolvida pela parceria marketing/tecnologia da informação.”

Fonte: Do something! Guia prático para fidelização de clientes – autor Dennis L. Duffy

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