Autor: Gustavo Paulillo
A busca por inovação para otimização e redução de custos está cada vez mais constante dentro das empresas. Muitas, procuram novas formas de otimizar seus esforços de vendas para conquistar maior retorno em investimentos e assim, impulsionar os lucros. Além disso, o Brasil passa por um período de recessão econômica onde o foco das marcas deve ser o maior retorno possível dos esforços da equipe de vendas.
Uma maneira de tornar essa época mais lucrativa é o uso de ferramentas que ajudam conforme a demanda. Uma delas é o método Inside Sales – em português, “vendas internas”, um processo que vem sendo implantado nas empresas e utilizado para complementar as vendas. Focando na evangelização dos clientes, otimizando os processos e o aumento das receitas. Com essa metodologia, é possível superar os desafios do mercado e sair ganhando mesmo em um momento um pouco desfavorável economicamente. São inúmeras as vantagens do Inside Sales e seus vendedores poderão trabalhar com mais tranquilidade.
Nos dias de hoje é possível incorporar mobilidade e conexão ao seu negócio, aproveitando para economizar tempo e dinheiro, de forma organizada e fácil. Com essa abordagem, os vendedores podem estudar os clientes e obter maiores informações sobre os mesmos, com o uso das mídias sociais, por exemplo, para fazer contatos mais bem planejados com os clientes, tendo maiores possibilidades de serem bem aceitos para visitas e reuniões.
No Inside Sales, o trabalho dos vendedores deve ser amparado por materiais ricos, elaborados com técnicas de marketing de conteúdo (vale uma pesquisa por esse termo para encontrar empresas que podem oferecer tais serviços). Ao criar esses materiais, que tomam o formato de e-books, guias e apresentações diversas, sua empresa pode apresentar aos seus potenciais clientes as vantagens de seus produtos ou serviços, e até mesmo esclarecer dúvidas que impedem a venda.
Após conferirem seus materiais, os potenciais clientes estarão mais dispostos a receber um representante de sua empresa. E a partir desse momento, você terá uma lista de potenciais clientes interessados. O próximo passo é estudar esses clientes, levantar informações e entrar em contato com eles, esclarecendo dúvidas e apresentando melhor seus produtos ou serviços. Ou seja, sua equipe será mais assertiva nas abordagens de vendas, pois o cliente já ficou sabendo e teve contato com os materiais de sua empresa.
Lembre-se sempre que é importante elaborar uma estratégia sólida para a transição para a aplicação do Inside Sales, de forma gradual, até que sua equipe esteja apta para trabalhar com a nova proposta. Certamente os resultados são bem satisfatórios.
Gustavo Paulillo é CEO do Agendor