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Vanessa Bianculli, gerente executiva de sales e marketing do Melhor Envio

Inteligência na logística de e-commerce das PMEs

Gerente da Melhor Envio fala da logtech de intermediação de fretes que consegue conciliar diferentes opções de transportadoras

Pesquisa da Oktadesk realizada recentemente indicou que 67% dos consumidores compram ou deixam de comprar de determinada empresa, exclusivamente, em função do preço do frete. Ou seja, a logística, e tudo que está em torno dela, continua sendo o calcanhar de aquiles dos varejistas on-line, notadamente os pequenos e médios. Foi pensando em resolver esse problema, que nasceu a Melhor Envio, logtech integradora de soluções na área que consegue redução do custo do frete, graças à parceria com as principais transportadoras e ao uso de muita tecnologia. Contando de que forma, principalmente após ser adquirida pela LWSA, a empresa vem crescendo e ajudando o e-commerce PMEs, Vanessa Bianculli, gerente executiva de sales e marketing do Melhor Envio, participou, hoje (14), da 912ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Fundada há nove anos, na cidade de Pelotas (RS), a Melhor Envio nasceu de uma dor sentida pelo próprio fundador, Éder Medeiros. Como trabalhava com revenda de produtos, percebeu que uma das principais reclamações dos clientes era sobre o preço do frete. Então, teve a ideia de se associar a outras pessoas para criar a logtech que faz intermediação de frete, tendo como objetivo principal facilitar essa operação para quem vende on-line, por meio das negociações que faz com as principais transportadoras do País. “Como temos contrato direto com essas empresas e um volume muito grande de mercadorias para despachar, conseguimos um desconto maior do que o seria conseguido pelo pequeno e médio varejista. Então, repassamos o preço do frete para eles, que são os nossos clientes, permitindo que tenham um custo de frete compatível com o de um grande player do mercado.”

Indagada sobre a porcentagem que acaba favorecendo o consumidor final com essa inteligência de logística, ela explicou que a plataforma tem hoje um preço chamado de Preço Balcão como referência. Ou seja, o cliente final obtém, com o sistema da logtech, um desconto de até 80% em relação ao preço que pagaria despachando por conta própria no balcão dos Correios. “Conseguimos isso porque enviamos mais de dois milhões de pacotes por mês, conseguindo, portanto, esse desconto considerável, que é repassado pelos nossos clientes aos consumidores finais.” Segundo ela, a maior parte dos clientes da plataforma são empresas ou pessoas que enviam de um até 25 encomendas por mês. “Entretanto, graças às várias parcerias que integramos ao sistema, consigo melhorar a logística de clientes que enviam por volta de 15 mil pacotes por mês.”

Vanessa explicou que a empresa trabalha por estratégia de nível de cliente. Do nível um, que despacha a menor quantidade de mercadorias, até o nível cinco, que faz mais de 500 envios por mês, ao qual consegue repassar descontos maiores, além de uma gerente de conta, um atendimento especial com análise de relatórios, ajudando a pensar em estratégias competitivas. “Por exemplo, em uma região em que vende mais, pela análise do relatório pode-se até pensar na possibilidade de frete grátis, ações específicas, etc. Ou seja, além de auxiliar na logística, agregamos a isso uma parte de inteligência pensando no varejista.”

Perguntada sobre qual a dificuldade para atrair os clientes iniciais, a executiva disse que era a falta de conhecimento sobre um serviço pioneiro criado há pouco tempo. Com a aquisição pela LWSA, em 2021, a marca ganhou grande visibilidade e o crescimento, a partir daí, foi exponencial. “Porque essa questão da logística, com o problema da última milha em um país com as dimensões que tem o Brasil, tem que ser muito bem pensada e trabalhada para não ser um limitador dos negócios. Muitos deixam de crescer porque esbarram na dificuldade da logística e do frete, e a Melhor Envio nasceu para ajudar a resolver isso.”

De acordo com Vanessa, é muita tecnologia embarcada na plataforma para juntar todas as principais transportadoras, fazendo rastreamento de todos os envios e operando com inteligência de informações aos clientes. Hoje, são mais de 1,3 mil pontos em todo o Brasil em que a Melhor Envio consegue receber a mercadoria. “Isso graças à parceria com a Pegaki, com as agências do Correio, lojas da Jadlog, etc. É uma solução tecnológica, pois por meio dos dados colocados na nossa etiqueta que vai na mercadoria, o cliente consegue acompanhar todo o trâmite no nosso site.” Houve tempo, ainda, para falar das parceiras com empresas aéreas e os demais benefícios que Melhor Envio traz para as PMEs em termos de planejamento de logística para melhorar os resultados.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 911  lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 2,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência  amanhã (15), com a participação de Luís Eduardo Cascão, cofundador do Tino, que abordará o ciclo positivo da oferta de crédito no B2B; na quinta, será a vez do tema “O desafio profissional diante da evolução da atividade” debatido por indicados ao prêmio Personalidade ClienteSA 2024 – Alessandra Mincov, especialista em CX; Ana Carolina Ribas, head de experiência do cliente da Basf; Giuliano Generali, superintendente executivo de canais digitais do Grupo Bradesco Seguros, e Roberto Madureira, diretor de experiência do cliente da Ligga; e, encerrando a semana, na sexta outros indicados ao Prêmio ClienteSA 2024 vão debater o tema “O papel do líder na consolidação da cultura cliente” – Alessandra Tosta, head de growth e líder para canais online da SKY Brasil, Danusa Correa, diretora de experiência do cliente do Grupo Energisa, Fabio Bittencourt, diretor de customer service do Grupo Carrefour Brasil, e Alex Rocha, superintendente de gestão do cliente da Seguros Unimed.

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