O interior de São Paulo é uma das regiões que mais realizam compras virtuais no país, segundo a Conversion, que analisou mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais nos últimos 12 meses. No estudo foi apontado que os consumidores chegam a gastar em média R$ 320, valor considerado como um dos maiores tickets médios do Brasil.
Cidades como Campinas, Santos, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Sorocaba estão entre as dez que mais movimentam o comércio eletrônico no Estado. Já a cidade que apresenta o maior faturamento em relação à capital é Campinas, com 9% do total, seguida por Santos (5%) e Ribeirão Preto (4%). A maior taxa de conversão é de Barueri, com 1,56%, que também tem o maior ticket médio, de R$ 326,55.
O e-commerce no país prevê um crescimento de 26% neste ano, a estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm. Segundo a entidade, o setor deve movimentar R$ 39 bilhões até o fim do ano, ante os R$ 31 bilhões apurados em 2013.
“Os números refletem o alto poder aquisitivo do interior de São Paulo. Também estão relacionados com a maior confiança dos consumidores em realizar transações no comércio eletrônico”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion.
“Embora o universo de vendas online conte com importantes nomes corporativos, pequenas e médias lojas virtuais também impulsionam as vendas, principalmente as lojas de nicho. As lojas virtuais, sobretudo as grandes redes, precisam diversificar seu portfólio de estratégia de marketing, principalmente os mecanismos de busca, que são os canais responsáveis pela grande massa de tráfego em sites de vendas”, ressalta.