O Grupo Itaú está no topo do ranking on-line das 30 empresas que mais geraram reclamações à Fundação Procon-SP no primeiro trimestre de 2012. Formado por 20 empresas, o Itaú gerou 2.647 atendimentos este ano e resolveu 91% dos casos na fase preliminar do atendimento, quando o Procon-SP emite a CIP, Carta de Informações Preliminares, para buscar solução junto ao fornecedor.
Para o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o alto índice de solução do Itaú indica que órgão precisa aperfeiçoar o Serviço de Atendimento ao Consumidor. “A maioria dos casos foi resolvida quando fomos acionados pelo cliente do banco, isso quer dizer que a instituição poderia investir mais no atendimento feito pelo SAC para evitar o prejuízo do consumidor e o descontentamento com o serviço prestado”.
Depois do Itaú, as empresas que mais geram queixas ao Procon-SP são Telefônica, Bradesco, Claro e Embratel respectivamente,. A Nextel, que ocupa o 24º lugar do ranking, com 284 reclamações no trimestre, é a empresa que menos resolve o problema do consumidor. Dos casos reclamados, apenas 51% são solucionados quando a Nextel recebe a CIP do Procon-SP.