Grupo com atuação global no segmento de revestimentos comunica novidades em sua liderança e na estrutura organizacional
O Portobello Grupo anunciou que John Suzuki, atual diretor vice-presidente de finanças e de relações com investidores, assumirá a posição de CEO da marca a partir do próximo mês de maio. Suzuki substituirá Mauro do Valle Pereira, que exerceu a função de 2019 a 2023 e foi indicado para compor o conselho de administração no próximo mandato que inicia naquele mês. Mauro também continuará contribuindo em projetos estratégicos do grupo.
O Portobello Grupo, empresa global com atuação no setor de revestimentos, está organizado em quatro unidades de negócios: a Portobello Shop, sua marca de varejo com quase 150 lojas em todo o Brasil, a Portobello America, pilar da internacionalização do grupo com sede nos Estados Unidos, a Portobello com distribuição para home centers, construtoras e exportação para mais de 60 países, e a Pointer, marca de design democrático consolidada no Nordeste do país.
“Agradeço ao Mauro pelos 44 anos de contribuição como executivo, tendo papel importante na construção da Portobello, assim como do segmento no Brasil. E tenho certeza que vamos dar continuidade aos sucessos alcançados em sua gestão e seguiremos contando com a sua colaboração, agora em nova fase”, afirmou Cesar Gomes Junior, presidente do conselho de administração do Portobello Grupo.
Para Cesar Gomes Junior, esse movimento marca a evolução do modelo de negócio da empresa, que busca reforçar o papel de protagonista no setor, com atuação global, sendo cada vez mais varejo, centrado no cliente e digital. “É com grande prazer que dou as boas-vindas ao John. Estou confiante em ter alguém com sua experiência e habilidades à frente da organização nesse momento. John será fundamental para evoluirmos com nossa estratégia, com ele estamos mais prontos para dar o próximo passo, impulsionando nosso crescimento e maximizando nosso potencial. Além de seu conhecimento, compartilha de nossa visão de longo prazo. Acreditamos genuinamente em criar valor para nossos clientes, colaboradores, acionistas e toda sociedade e John irá contribuir para esse objetivo”.
Na nova estrutura, dois executivos, vindos do mercado, passam a integrar a diretoria estatutária da empresa, também a partir de 12 de maio. Rosangela Sutil atuará como CFO e Luciano Alves Abrantes como CTO, cargo que substitui a posição de CLO nessa nova gestão, mudança alinhada ao momento da empresa. Os dois executivos ingressam no Grupo vindos do mercado. Rosangela já atuou nas empresas Unicoba, Granol, Eletromidia e GVT, e Luciano na Cidade Matarazzo, Natura&Co e Johnson & Johnson.
A nova estrutura organizacional do Grupo passa a ser formada pelo Chief Executive Officer (CEO), Chief Financial Officer (CFO) e Chief Transformation Officer (CTO). Ela vai de encontro com a estratégia de transformação digital de todas as unidades de negócios, a ampliação do varejo integrado e o avanço da internacionalização do Grupo. “Esse time está com a missão de perseguir a estratégia desenhada. Essa movimentação também vai impulsionar a estrutura corporativa e significa uma força para a governança, para o protagonismo e autonomia das unidades. Estamos extremamente satisfeitos com a direção que temos dado para nossos negócios e acertamos em nossa estratégia de internacionalizar o grupo”, concluiu Cesar.
Atual diretor vice-presidente de finanças e de relações com investidores, ingressou no Portobello Grupo em 2012 tendo atuado anteriormente como VP de operações e CFO. É Graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico – ITA em São José dos Campos – SP e possui MBA em Finanças e Empreendedorismo pela Universidade de Chicago, USA. Teve passagens em empresas como Booz Allen & Hamilton, Itaú BBA Bank, Monitor Clipper Partners Private Equity Firm e Angra Partners. Atuou como Diretor Financeiro da Ipiranga e foi membro do Conselho Fiscal da JBS S/A. Durante sua trajetória profissional adquiriu experiência em consultoria estratégica, relacionamento com clientes corporativos, assessoria financeira e gestão de fundos de private equity.