Kantar BrandZ aponta a Apple como primeira marca de US$ 1 trilhão 

O ranking mostra que as 100 marcas mais valiosas do mundo se recuperam com crescimento de 20%

A Apple acaba de se tornar a primeira marca de US$ 1 trilhão do mundo, de acordo com o relatório “Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2024”. Mantendo sua posição no primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo, a Apple é acompanhada no topo do ranking por Google, Microsoft e Amazon, refletindo o lugar duradouro da tecnologia na vida cotidiana. “Com essa avaliação, a Apple provou ser resiliente diante das condições desafiadoras de mercado, justificando preços premium e provando que marcas significativas, diferentes e salientes estão em melhor posição para enfrentar a perturbação econômica global. O nosso relatório global de 2024 revela que marcas fortes continuam a prosperar apesar da incerteza”, afirmou Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ.

A classificação Kantar BrandZ deste ano sublinha a resiliência das principais marcas, chegando ao valor de marca de US$ 8,3 trilhões, um crescimento de 20%, perto do pico de US$ 8,7 trilhões em 2022. Desde o seu lançamento em 2006, o valor de marca do Top 100 cresceu 474%. O valor mínimo para ingressar no Top 100 aumentou 354%, de US$ 4 bilhões para US$ 19 bilhões.

Brasileiras aparecem no ranking de bebidas alcoólicas

Apesar de não aparecerem no ranking geral, duas marcas brasileiras apareceram no Top 20 de bebidas alcoólicas: Brahma (US$ 6,5 bilhões – 11º lugar) e Skol (US$ 6,07 bilhões – 14º). As cervejas foram responsáveis pelo crescimento de 5% da categoria. Uma das razões para isso é o fato dessa bebida ter opções mais baratas e que se encaixam no orçamento mais apertado do consumidor. “Na categoria de cerveja no Brasil, as inovações ajudaram os consumidores a considerar a cerveja como uma opção para novos momentos de consumo”, afirma Milton Souza, CEO da Kantar Insights Brasil.

Os dados Kantar BrandZ Brasil 2024 mostram que as bebidas alcoólicas representam 22% do valor total do ranking brasileiro e cresceram 3% nesta edição. “São marcas que criaram conexões mais profundas e amplas com os consumidores ao longo do tempo e conseguiram mantê-las”, diz Souza.

As marcas mais valiosas e IA

O McDonald’s também mantém a sua posição entre as cinco primeiras, com o sucesso reforçado pela inovação contínua, incluindo a utilização de inteligência artificial (IA) para cenários como menus dinâmicos e previsão de pedidos, demonstrando como as marcas não tecnológicas podem desbloquear o poder dessa tecnologia. Também ilustrando o poder nascente da IA ​​na vida cotidiana, a Nvidia salta 18 posições, indo para a 6ª colocação no ranking de 2024, com um aumento no valor da marca de 178%. Já o Facebook volta ao Top 10 após uma ausência de um ano, enquanto a Oracle entra no Top 10 pela primeira vez.

Juntamente com a Nvidia, os titãs da IA, Adobe e AMD, também obtiveram ganhos, garantindo um lugar entre as 20 marcas que mais cresceram, com aumentos de valor de 66% e 53%, respectivamente. Juntas, com o ressurgimento do crescimento do Instagram, Facebook e Uber, estas empresas destacam como as inovações tecnológicas podem impulsionar o envolvimento do consumidor e acelerar o crescimento.

Segundo o CEO, “este ano, as marcas que investem em IA obtiveram ganhos notáveis ​​ao colherem os benefícios de uma melhor experiência do cliente. Mas o marketing eficaz assume muitas formas, seja através de excelente conteúdo, seja por meio de inovações, estratégia de mídia eficaz, preços inteligentes e muito mais. O investimento em marketing eficaz ajuda a melhorar a predisposição do consumidor e a impulsionar o crescimento do valor da marca, contribuindo com um valor monetário significativo para apoiar o sucesso sustentado do negócio.”

Destaques das diferentes categorias

Dentro das 13 categorias avaliadas há mudanças que destacam uma variedade de atributos que ajudam a impulsionar o valor da marca. O relatório Kantar BrandZ reúne alguns dos destaques:

Bebidas alcoólicas: A Corona tornou-se a marca de cerveja mais valiosa. A aceleração consistente na expansão global e a exploração de mercados em crescimento, como o Brasil, a China e a África do Sul, mantendo, ao mesmo tempo, a sua posição forte no México, têm sido fatores-chave para o seu sucesso.

Vestuário: A Nike mantém a sua posição de marca número 1, mas a diferença entre os concorrentes diminuiu. Zara teve um crescimento de 47%, tornando-a a segunda maior variação no Global Top 100, subindo 24 posições e atingindo o 70º lugar. A abordagem inovadora da Lululemon para o esporte e o compromisso com a qualidade proporcionaram um crescimento de 24%, elevando sua posição pela primeira vez.

Luxo: Louis Vuitton continua a ser a marca mais valiosa na categoria de luxo, com uma avaliação de marca de US$ 130 bilhões. A Hermès também se destacou ao melhorar exclusividade e preços premium, prosperando nos mercados dos Estados Unidos e da China, levando a um crescimento de 23%.

Mídia e Entretenimento: A Netflix atingiu novos patamares, subindo do 6º lugar da categoria para o 4º. O aumento de 51% no valor da marca foi impulsionado por um crescimento sem precedentes de assinantes, bem como por uma repressão ao compartilhamento de senhas, destacando a confiança do serviço de streaming na força de sua predisposição ao cliente.

Varejo: Amazon mantém sua posição como marca de varejo mais valiosa, com crescimento de valor de marca de 6%. A inovação em torno da acessibilidade dos produtos, bem como a sensibilidade dos preços às mudanças no comportamento do consumidor, proporcionaram fortes desempenhos para Lowe’s, Aldi, TJ Maxx, bem como para os gigantes regionais do comércio eletrônico Pinduoduo e Mercado Livre.

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