Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

LGPD e proteção de dados: as pessoas não sabem o valor

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Otávio Pepe, diretor Brasil da Clever Global

O quanto a população brasileira está a par do que significa a segurança dos dados na Era Digital?

  Autor: Otávio Pepe

A conexão à internet pelos brasileiros, em média, acontece às 8h33 da manhã e se encerra às 22h13, segundo dados de cibersegurança NordVPN. O caminho para o entendimento da segurança de dados e da forma como a exposição digital interfere na vida das pessoas ainda é algo a se preocupar. A previsão é de que até o final de 2026 o Brasil acumule, em média, 184,76 milhões de pessoas com pelo menos 16,18% de usuários conectados, 87,09% da população, afirma a mesma pesquisa.

Partindo desse ponto, a segurança digital é um tema que a sociedade precisa entender, pois já convive com crimes que afetam pessoas e empresas. Em junho do ano passado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizou uma pesquisa que constatou que apenas 37% dos brasileiros conhecem “muito bem” ou “mais ou menos” a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma parcela pequena, se somarmos o número de usuários que compartilham seus dados na internet todos os dias.

Ainda observo a dificuldade das pessoas em ler, entender e aceitar, ou não, os termos de compartilhamento de dados. Somos diariamente contatados por empresas que nos encontram das maneiras mais inusitadas online, mas como é que eles conseguem informações tão precisas e privilegiadas? O ponto de atenção é que esses dados têm valor e, com o tempo, este valor só tende a aumentar.

O que tenho notado, na minha área de atuação e também como um usuário pessoal dos meios digitais, é que normalmente os dados são utilizados por empresas, muitas vezes do ramo varejista que vendem produtos ou serviços em grandes quantidades e que necessitam prospectar o máximo de clientes possíveis, aquele re-marketing, que seria a publicidade em diferentes meios de comunicação, para um mesmo público alvo, ou um nicho específico, saindo um pouco de moda.

Grandes empresas já perceberam que podem perder valor, quando insistem em um determinado potencial cliente, exagerando na publicidade e não dando ao usuário a opção de escolha.

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, vem se adequando e respeitando o sigilo e a confidencialidade dos dados dos seus clientes, investindo principalmente em experiência do cliente e agregando valor à marca, para que os próprios consumidores falem bem dela. Com a entrada em vigor da LGPD, e as multas já aplicadas pelos governos às grandes empresas, que não às respeitaram em diversos países do mundo, estamos progredindo, e muito, com a segurança de dados.

Como atuo diretamente na implementação de métodos e processos para a adequação à lei, é evidente que as empresas sabem o que estão fazendo, mas ainda faltam as pessoas entenderem a importância de estarem seguros quando atuam online. Dados tem um valor e a longo prazo essa premissa será cobrada.

Otávio Pepe é diretor Brasil da Clever Global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima