Pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostra ainda que, mesmo com crescimento do delivery, consumidores seguem valorizando sair de casa para se reunir com amigos e família
Surpreendentemente, o sabor da comida e o preço do prato não são os aspectos mais determinantes na escolha de um local para alimentação fora do lar feita pelos consumidores no Brasil. Com mais de 6 mil respondentes em todas as regiões do país, o levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes mostra que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais preponderantes.
A pesquisa indica ainda que, no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maior parte (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento e 66,3% afirmam comer fora de duas a cinco vezes por mês. Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%).
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, os resultados da pesquisa trarão contribuições significativas nos processos de tomada de decisão dos empreendedores do setor e de formuladores de políticas públicas. “Nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”.
Já o presidente do Sebrae, Décio Lima, concorda que a pesquisa revela direcionamentos importantes para os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar. “Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”.
Números do estudo
De acordo com a sondagem do Sebrae com a Abrasel, as características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa são lmpeza e higiene nas instalações (32,4%); cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%); ambiente do estabelecimento (12,4%); comida gostosa: (10,3%); preço acessível (7,2%).
Já quanto aos hábitos de consumo dos brasileiros, o levantamento mostra que, no dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa; quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento; de maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).
Foto de Alex Haney na Unsplash