A Liquigás, distribuidora de gás integrante do sistema Petrobras, estava tendo dificuldades com a geração de relatórios, pois todas as áreas da empresa eram muito carentes de informações confiáveis e unificadas. A diretoria financeira contratou a Softtek, fornecedora global de soluções de tecnologia da informação e de processos de negócio, para implementar um projeto de business intelligence, com o objetivo de melhorar seus processos decisórios com informações confiáveis.
“Utilizávamos uma versão do Pilot que gerava limitações e dependência na TI para a geração de informação. Havia cerca de 700 relatórios usados pelas áreas de negócios. Com o tempo e com a implantação do BI, eles ficaram obsoletos”, explica José Murillo Borges Filho, gerente-geral de tecnologia da Liquigás. Segundo ele, a ideia de adotar uma ferramenta de BI começou em 2009. A solução escolhida foi a Business Objects, da SAP.
A implementação, prevista para durar seis meses entre o início, a instalação da ferramenta e a conclusão do projeto, ocorreu sem atrasos em 28 de dezembro do ano passado. A solução é utilizada por 250 usuários (com 30 heavy users) de cinco diretorias, além da presidência da Liquigás.