O e-commerce, ou simplesmente comércio pela internet, é uma alternativa de comercialização para micro e pequenas empresas porque elimina custos com aluguel, alvarás de funcionamento e impostos. Mas como montar um site também pode ser caro e trabalhoso, alguns empresários de pequeno porte têm recorrido a um serviço já existente no mercado, que oferece ferramentas para montar e gerenciar a própria loja virtual, ao custo de uma taxa de adesão e participação nas vendas.
Os sócios da ´Japão On Line´, empresa de Brasília que vende roupas com temas japoneses e livros sobre a cultura daquele país, não tinham capital suficiente para investir na montagem de uma estrutura física e nem para construir um site próprio. Então, optaram por hospedar a loja virtual no CorreiosNet Shopping, serviço oferecido pela Empresa Correios. “É uma alternativa para quem não pode abrir uma loja e arcar com custos de impostos”, avalia João Paulo Cavalcante, um dos proprietários.
No caso da ´Japão On Line´, a internet facilitou as vendas, principalmente porque 95% dos produtos são enviados para fora de Brasília. “É por isso que, apesar de alguns problemas, por ser uma coisa nova, vejo um futuro promissor para o comércio on line, porque facilita que clientes de todos os pontos possam ver os produtos que oferecemos”, diz o sócio da empresa, que comercializa cerca de R$ 1 mil por mês com vendas pelo site. “Nosso faturamento vem quase todo das vendas pela internet”, diz João Paulo.
Quem também adotou o comércio eletrônico como alternativa de venda foi a Works DVD, de Jundiaí (SP). Apesar de não ser o foco principal, o e-commerce representa 20% do volume de vendas da empresa, que também hospeda sua página no serviço CorreiosNet Shopping. “É uma experiência, uma alternativa para não ficar de fora dessa tendência de comércio on line”, diz o proprietário da empresa, Aldacir Ric.