Itens de conectividade estão presentes em praticamente todas
as categorias de veículos à venda. Mas nem sempre foi assim. Há cinco anos, as
ofertas com tecnologias como GPS integrado, sensor de estacionamento ou
computador de bordo eram restritos aos modelos mais caros. Atualmente, dados
estatísticos do Índice Webmotors apontam que os sistemas de conectividade
automotiva deixaram de ser exclusividade dos carros de luxo. De acordo com o
estudo, houve aumento de 526% de automóveis à venda equipados com estes itens.
A oferta de GPS integrado foi a que mais cresceu no período
entre todos os modelos e marcas. Com a popularização, GPS de série já é
disponibilizado pelas principais montadoras com opções acessíveis para as
categorias de entrada. O controle automático de velocidade também cresceu 154%
em número de anúncios. Segurança e comodidade são as principais questões que
reforçam a demanda pelo dispositivo, que tem o potencial de evitar acidentes.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 70% dos acidentes
de trânsito são causados por falha humana.
Antes sonho de consumo de brasileiros, o computador de bordo
multimídia também está mais acessível. Nos últimos cinco anos, o número de
veículos equipados com o sistema aumentou 202% dentre os anúncios do portal.
“O aumento da oferta e da procura de veículos equipados com
sistemas de conectividade mostram uma resposta das montadoras a um consumidor
cada vez mais exigente. Nós estamos atentos a este movimento a fim de
acompanhar tanto a evolução do mercado quanto o comportamento de nossos
clientes. A conectividade não é apenas um diferencial tecnológico, mas também
um item de segurança importante”, afirma Rafael Constantinou, gerente de
Marketing e Produtos da Webmotors.